Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Vila Casoni

Com medo, comerciantes calculam prejuízos de roubos

Loriane Comeli - Redação Bonde
26 out 2009 às 21:29

Compartilhar notícia

Após morte de empresário e protesto de comerciantes, segurança aumento; mas logo número de viaturas diminuiu - Folha de Londrina/Arquivo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um empresário morreu e vários comerciantes foram assaltados – inclusive ameaçados com armas de fogo – na Vila Casoni, na região central de Londrina, mas ainda assim, não há policiamento suficiente no bairro. Empresários não param de contabilizar prejuízos com os roubos e temem pelas próprias vidas e de suas clientes.

O dono de uma loja de instrumentos musicais procurou o Bonde para relatar o problema. Disse que o último assalto sofrido foi na manhã de sábado (24). "Eram três rapazes que pareciam adolescentes; o mais novo, de aproximadamente 14 anos, estava armado", contou Edvaldo Domingues. O prejuízo ficou perto dos R$ 3 mil, uma vez que os ladrões levaram várias roupas, também vendidas na loja. Somente neste ano, sua comércio já foi assaltado quatro vezes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O comerciante disse que os mesmos rapazes que assaltaram sua loja estavam "rondando" as proximidades desde sexta-feira (23). "Ligamos para a polícia, mas não adiantou nada. Ninguém veio", reclamou Domingues.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


Já no dia do assalto, após a ligação para o 190 para comunicar o crime, a viatura policial demorou muitos minutos para chegar e os ladrões fugiram. "Os PMs disseram que vieram do Parque Ouro Branco (na zona sul), o que eu não entendo, já que quatro quarteirões para baixo tem um módulo da Vila Portuguesa", comentou.

Publicidade


O comerciante lembrou que após a morte de um empresário e de um grande protesto dos comerciantes da região, viaturas começaram a passar mais frequentemente pelo local. "Mas não durou nem um mês e os assaltantes voltaram a nos atormentar", afirmou Domingues.


Ele estava se referindo à morte de Otacílio Pires Tomaz, 76 anos, dono do Auto Ferro Velho Acrometal, distante apenas duas quadras de sua loja. O empresário tentou fugir durante roubo ao seu estabelecimento e acabou morto a tiros dentro de seu carro.

Publicidade


Dois minimercados na Vila Casoni também estão sofrendo com os roubos. José Gomieiro disse que ajuda o filho com o comércio e, ultimamente, tentando evitar assaltos fica do lado de fora da loja, observando a passagem de pessoas suspeitas para avisar a polícia.


"Fomos assaltados quatro vezes em três meses. Na última ocasião, três semanas atrás, um cliente teve a arma apontada para sua cabeça e por pouco o ladrão não atirou", relatou José. "A polícia demora para chegar e quando chega fica fazendo perguntas e não pega os bandidos", criticou.

Publicidade


José disse que tem vestido a camiseta de "luto", relativa à morte do empresário Otacílio, para ver se as autoridades percebem que o bairro precisa de mais segurança.


Outra comerciante irritada com a violência é Raquel Ferreira de Souza, que também já foi assaltada "quatro ou cinco vezes". "Já perdi as contas", ironizou. "Estou pensando seriamente em fechar a loja e abandonar tudo, porque a gente não consegue mais trabalhar em paz", desabafou. Ela também reclamou da ausência de viaturas pelo bairro e da demora no atendimento quando ocorreu um assalto.

O setor de Comunicação do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina foi procurado na manhã desta segunda-feira (26), mas até agora não houve retorno à solicitação de entrevista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo