Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Danos morais

Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese emite nota sobre processo de Filipe Barros contra padre

Isabela Fleischmann - Redação Bonde
03 out 2017 às 19:22

Compartilhar notícia

- Fabio Alcover/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão Justiça e Paz (CJP) da Arquidiocese de Londrina assinou nesta terça-feira (3) uma nota de desagravo em razão do processo que o vereador Filipe Barros (PRB) está movendo contra o Padre José Cristiano Bento dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

O vereador move um processo por danos morais contra o Padre Cristiano Bento do Santos, de Londrina. De acordo com o vereador, as motivações são declarações que classificou como "caluniosas", dadas pelo padre durante uma entrevista. A petição inicial foi feita no começo de setembro e o valor da causa é de R$ 20 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Acesse aqui e veja as explicações do vereador Filipe Barros (PRB) sobre o processo contra o Padre José Cristiano Bento dos Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Sesc Cadeião

Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta

Imagem de destaque
Vereadora eleita

Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA

Imagem de destaque
Deslocamentos curtos

Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina

Imagem de destaque
Nova frente fria

Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região


O sacerdote fez declarações sobre o vereador durante uma entrevista concedida no decorrer de uma reunião que debatia um vídeo feito por Filipe Barros. No vídeo em questão, o vereador chamava os manifestantes, que participavam da greve geral do dia 28 de abril, de "vagabundos".

Publicidade


O vereador classificou como calúnia os enunciados proferidos pelo padre. Segundo Filipe, o pároco o acusou de ser racista e homofóbico.


Em nota, a CJP disse que "o vereador apresenta-se, na reportagem, como vítima de uma situação que se iniciou por sua própria atitude agressiva e debochada (ver vídeo – http://www.bonde.com.br/bondenews/londrina/em-video-vereador-de-londrina-xinga-manifestantes-de-vagabundos-441826.html), o que não condiz com sua afirmação 'como um bom cristão'".

Publicidade


Fabio Alcover/Grupo Folha
Fabio Alcover/Grupo Folha


Leia abaixo a nota na íntegra:


No dia 29/09/17, foi publicada no site do Bonde News, a notícia sobre processo movido pelo vereador londrinense Filipe Barros, contra o Padre José Cristiano Bento dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Km 09 (http://www.bonde.com.br/bondenews/londrina/filipe-barros-processa-padre-por-danos-morais-e-pede-r-20-mil-de-indenizacao-451875.html). A ação foi motivada por declarações feitas pelo sacerdote, em uma entrevista, durante uma reunião em que vários cidadãos, cidadãs e entidades discutiam sobre um vídeo feito pelo vereador, durante uma manifestação dos trabalhadores, no dia 28 de abril 2017, e quais providências seriam tomadas. No vídeo, lançado nas redes sociais, o vereador, entre outras ofensas, xingava as pessoas que participavam do ato, de caráter nacional, de vagabundas. No Brasil todo houve paralisações para protestar contra a Reforma Trabalhista e Previdenciária as quais acabam com direitos conquistados por meio de anos de luta e transformam a relação de trabalho injusta e desfavorável aos empregados.

Publicidade


Independentemente do direito a que todo cidadão e cidadã tem de se defender quando se sente ofendido, e para esclarecimentos e apuração da verdade existem as instâncias jurídicas, o vereador apresenta-se, na reportagem, como vítima de uma situação que se iniciou por sua própria atitude agressiva e debochada (ver vídeo – http://www.bonde.com.br/bondenews/londrina/em-video-vereador-de-londrina-xinga-manifestantes-de-vagabundos-441826.html ), o que não condiz com sua afirmação "como um bom cristão".


O vereador tenta deslegitimar a participação do sacerdote na manifestação ("Então é lamentável que um padre abandone o seu sacerdócio, a sua batina, para fazer militância política de esquerda"), como se a política fosse um instrumento inadequado ao exercício sacerdotal. O próprio Papa Francisco conclamou: "Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão […](Os cristãos não podem) fazer de Pilatos, lavar as mãos: Devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum". Além das declarações do Papa, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) manifestou-se abertamente (e politicamente) contra aquelas reformas e outros ataques aos direitos dos trabalhadores e inevitável empobrecimento do povo brasileiro. Como coordenador do curso da Doutrina Social da Igreja (DSI), o Padre José Cristiano Bento dos Santos não poderia esquivar-se de uma atuação direta e essencial para a transformação verdadeira da vida da população mais pobre, que é a via política.

Publicidade


Outra declaração desrespeitosa do vereador, foi seu questionamento quanto à atuação do religioso em seu trabalho paroquial: "eu não me recordo de vê-lo defendendo contundentemente a vida com os cristãos por exemplo no projeto do dia do nascituro, ou de atuar contra a ideologia de gênero. Não me recordo de vê-lo defendendo as crianças contra a erotização das crianças". O vereador poderá, certamente, conhecer a atuação do pároco se, como vereador da cidade de Londrina, para além de uma atuação nos espaços da Câmara Municipal e redes sociais, conversar com moradores de bairros mais pobres como o União da Vitória, João Turquino, Ana Rosa, Novo Bandeirantes, entre outros, locais esses pouco lembrados pelos políticos, em geral, após o pleito eleitoral.


Em razão dos apontamentos acima, a Comissão Justiça e Paz (CJP) da Arquidiocese de Londrina assina esta nota de desagravo em virtude também da exposição desrespeitosa ao Padre José Cristiano Bento dos Santos, por meio de afirmações que não correspondem a sua atuação sacerdotal, além de omitirem suas contribuições inquestionáveis na melhoria da vida das pessoas mais fragilizadas da sociedade, e sua reconhecida atuação junto à população afrodescendente, vítima constante de racismo e violência, por meio de coordenação de pastorais, participação em programas de rádio, palestras e desenvolvimento de trabalhos de valorização e solução de problemas de seus paroquianos.

Publicidade


Afirma o salmista: "os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando" (Salmo 37,12-13).


Assinamos:

Publicidade


Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Londrina;


Adão Gomes de Souza – coordenador arquidiocesano da Pastoral Afro – Arquidiocese de Londrina;


Adriana Gomes Okada – ministra extraordinária da Sagrada Comunhão – Arquidiocese de Londrina;


Alberto Chamorro – assessor nacional da Pastoral da Juventude – Diocese de Caxias do Sul;


Antonio Irineu Barrinuevo – membro da Pastoral Familiar e da Escola de Doutrina Social da Igreja – Arquidiocese de Londrina;


Camila Samira de Simoni Bolonhezi – coordenadora diocesana da Pastoral da Educação – professora do Estado do Paraná – Diocese de Apucarana;


Cleide Maia de Oliveira – membro dos Grupos Bíblicos de Reflexão – Arquidiocese de Londrina;


Cleide Nascimento – membro da Pastoral da Liturgia – Arquidiocese de Londrina;


Cristina Aleixo Simões – professora de Teologia Pastoral – Arquidiocese de Londrina;


Dehon Ferreira Santos – membro da Pastoral do Batismo – Arquidiocese de Londrina;


Diác. Dirceu Pereira da Silva. Assessor da Cáritas – Apucarana;


Diác. Gilberto José Felis;


Diác. Dirceu Júnior dos Reis – Assessor da Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Londrina;


Diego Vinícius Gonçalves – assessor da Pastoral da Juventude – secretário regional da CNLB – Diocese de Apucarana;


Diego Vinícius Gonçalves – assessor da Pastoral da Juventude – secretário regional da CNBL – Diocese de Apucarana;


Flora Neves – jornalista – professora da Universidade Estadual de Londrina – Arquidiocese de Londrina;


Frei Ildo Perondi – professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Arquidiocese de Londrina;


Frei Joseilton Ramos dos Santos – Congregação Josefinos de Murialdo – Arquidiocese de Porto Alegre;


Gabriel Luiz Kramel – graduando em Engenharia Química – membro da Pastoral da Juventude – Diocese de Apucarana;


Gabriel Rocha Bandeira – graduando em Ciências Sociais – Universidade Estadual de Londrina – Arquidiocese de Londrina;


Gerson Machado – membro da Comissão de Promoção Humana Integral – Arquidiocese de Londrina;


Irmã Dirce Gomes da Silva – membro da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter Religioso – membro do COMIDI – Arquidiocese de Londrina;


Irmã Elizabeth Mendes – coordenadora da Unidade Social Nossa Senhora Aparecida em Rolândia – PR – Arquidiocese de Londrina;


Irmã Francisca Camargo – missionária claretiana – Arquidiocese de Londrina;


Irmã Maria Fernanda Godoy – missionária claretiana – Arquidiocese de Londrina;


Isabel Cristina Diniz – agente da Comissão da Pastoral da Terra do regional do Paraná – membro do secretariado do 14º Intereclesial das CEBs – Arquidiocese de Londrina;


Jardel Neves Lopes – coordenador nacional da Pastoral Operária – Arquidiocese de Curitiba;


João Santiago, teólogo – coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade – Arquidiocese de Curitiba;


Joaquim Pacheco de Lima – professor da Faculdades Londrina, coordenador da Comissão Justiça e Paz – Arquidiocese de Londrina;


José Juliao – membro da Pastoral Afro de Sarandi – PR – Arquidiocese de Maringá;


Juliana Moreno – assistente social – membro da Pastoral do Menor – Arquidiocese de Londrina;


Kátia Kelly da Silva Pereira – membro da Pastoral da Liturgia – Arquidiocese de Londrina;


Leonardo Aparecido da Silva – graduando em História – agente da Cáritas – Diocese de Apucarana;


Leonardo Lucas Fernandes – graduando em Química na UTFPR – Diocese de Campo Mourão;


Leoni Alves Garcia – CEBs – Londrina;


Lucilene Stefani Del Negri – membro dos Grupos Bíblicos de Reflexão – Arquidiocese de Londrina;


Márcia Helena Carvalho Lopes – assistente social – professora da Universidade Estadual de Londrina – Arquidiocese de Londrina;


Marcia Ponce – Pastoral do Migrante CNBB Sul 2 – Curitiba;


Marcos Gleiser Santos Ribeiro – assessor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Arquidiocese de Londrina;


Maria Conceição Casarin – coordenadora decanal dos Grupos Bíblicos de Reflexão – Arquidiocese de Londrina;


Maria de Lourdes Bozina Pine – graduanda em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Diocese de Apucarana;


Maria Ivone Urssi – Livraria Livros & Livros – Arquidiocese de Londrina;


Maria Vera Gouveia – membro das Pastorais Sociais – Arquidiocese de Londrina;


Marlene Valadão Godoi – professora do Município de Londrina – PR – Arquidiocese de Londrina;


Meire Alves – assessora parlamentar – Arquidiocese de Curitiba;


Milady Trava – coordenadora do Regional Sul 2 CNBB da Pastoral da Juventude – Diocese de Cornélio Procópio;


Natal Batista – membro da Central de Movimentos Populares – Diocese de Apucarana;


Padre Alexandre Alves dos Anjos Filho – pároco da Paróquia Santa Cruz – Arquidiocese de Londrina;


Padre Altair Manieri – pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes (Cambé – PR) – professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Arquidiocese de Londrina;


Padre André Luis – pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz (Ibiporã – PR) – coordenador do clero – Arquidiocese de Londrina;


Padre Diego Pelizzari – Cimi Sul Equipe PR;


Padre Dirceu Luiz Fumagalli – vigário da Rede de Comunidades Madre Leônia Milito – coordenador da Comissão da Pastoral da Terra regional do Paraná – Arquidiocese de Londrina;


Padre Joaquim Parron, CSsR – Curitiba;


Padre Joel Ribeiro Medeiros – coordenador de Ação Evangelizadora – Arquidiocese de Londrina;


Padre Jorge Pereira de Melo – pároco da Paróquia São João Batista (Bela Vista do Paraíso) – Arquidiocese de Londrina;


Padre Lino Batista de Oliveira – professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Diocese de Apucarana;


Padre Luiz Carlos Palhares – Diocese de Apucarana;


Padre Mauro Pedrinelli – pároco da Paróquia Sagrados Corações – Arquidiocese de Londrina;


Padre Rui Fernando de Oliveira Santos – Diocese de Apucarana;


Padre Vagner Rodrigues – vigário da Paróquia Nossa Senhora da Paz (Ibiporã – PR) – Arquidiocese de Londrina;


Padre Wagne Gama dos Santos – Arquidiocese de Londrina;


Padre Ivanil Pereira da Silva – Cianorte;


Patrícia Ribeiro Mendes Alves – Ministra extraordinária da Sagrada Comunhão – Arquidiocese de Londrina;


Paulo Fernandes da Silva – auxiliar administrativo – Arquidiocese de Londrina;


Renato Munhoz – membro do Instituto Colmeia – Diocese de Apucarana;


Rita de Cássia Sanches Gonçalves – professora da Rede Estadual – secretária da Comissão Justiça e Paz – Arquidiocese de Londrina;


Salete Bagolin Bez – coordenadora do Regional Sul 2 CNBB das CEBs – Arquidiocese de Curitiba;


Valdireni Julia Ferreira – professora do Estado do Paraná – Diocese de Apucarana;


Valdiza Lima Silva – membro da Pastoral Afro – Arquidiocese de Londrina;


Vânia Inácio Costa Gomes – professora do Estado do Paraná – Diocese de Apucarana;


Vera Lucia Pereira Dias Stolf – presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cambé – PR – coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde – Arquidiocese de Londrina;


Welson Salim Mendes – membro das Pastorais Sociais – aluno da Escola Diaconal – Diocese de Apucarana;


Wilma Maia de Oliveira Lacerda – membro da Pastoral da Pessoa Idosa – Arquidiocese de Londrina;


Zenilda Santos Banzato – membro dos Grupos Bíblicos de Reflexão – Arquidiocese de Londrina;


Zenildo Megiatto – presidente do Instituto Colmeia de Cidadania – Apucarana;


Acacio dos Santos – Londrina;


Adelaine Simone Cyrillo – Técnica de enfermagem – Londrina;


Adilza Regina Carvalho de Oliveira, Professora, Londrina;


Alessandra de Araújo Sanches – Professora – Londrina;


Aline Querino dos Santos, Educadora Social e Coordenadora da Pastoral da Juventude – Londrina;


Ana Cláudia da Silva – Londrina;


Ana Claudia Rodrigues de Oliveira, Professora da SEED/PR – Londrina;


Ana Cleide Chiarotti Cesário, prof. aposentada – Londrina;


Ana Maria Chiarotti de Almeida, Professora – Londrina;


Anderson Souza Oliveira, professor, Londrina;


Andréa Pires Rocha – Londrina;


Angelica Torres, professora, Londrina.;


Antonio Carlos Acosta – Analista de Sistemas;


Antonio Rocha Miranda, soldador – Londrina;


Aparecida Regiane Portieri, Bancária – Londrina;


Ayoub Hanna Ayoub – Jornalista – Londrina;


Bruna Aparecida Bavia – Assistente Social – Londrina;


Bruno César Garcia, Professor, Londrina;


Carla Maria Canalle Pagnossim, psicóloga – Londrina;


Carlos Henrique Pimentel, Professor – Londrina;


Carlos Roberto Scalassara, advogado, membro da Comissão Justiça e Paz – Arquidiocese de Londrina;


Carolina Favaro , assistente social, Londrina;


César Luchiari Baraldi Júnior, professor da rede estadual – Londrina;


Claudia Augusta dos Santos – Londrina;


Cleverson Gonçalves, professor – Londrina;


Daniel Franz Lapa Cesario, professor – Londrina;


Daniela Reis de Moraes, professora – Londrina;


Daniely Cristina Sarzi Sanches, assistente social – Londrina;


Davi Emanuel de Oliveira Filho – Estudante – Londrina;


Dione Lolis, Assistente Social – Londrina;


Edméia Aparecida Ribeiro, professora – Londrina;


Eliana Cristina dos Santos, assistente social – Londrina;


Elizabete Eva Almeida Dantas – Londrina;


Elizamara Goulart Araújo, Profª e Diretora Estadual da APP Sindicato dos Trabalhadores em Educaçãodo Paraná;


Elsa Rosa Caldeira – Londrina;


Eva Maria de Andrade Okawati, professora – Londrina;


Fabio Lanza, professor do Departamento de Ciências Sociais – UEL, Londrina;


Fabíola Larissa Mattozo, advogada, Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Subseção Londrina;


Gabriela Caroline Liborio Domingos, Estudante – Londrina;


Gerson Machado , servidor público federal aposentado – Londrina;


Giane de Souza Silva, professora – Londrina;


Gilson Jacob Bergoc – Docente – UEL;


Gleisse Cristiane Serda Martins, professora, Londrina;


Gustavo Ramires Fernandes, professor – Londrina;


Hebert Vinícius Ribeiro da Costa, instrutor de treinamento, Londrina;


Hemilli Luana Monteiro, estudante, Londrina;


Humberto Rodrigues de Lima, professor – Londrina;


Ikandayo, Educadora Social – Londrina;


Iris Giovana Modesto, estudante – Londrina;


Isabel Alves de Souza, professora, Ibiporã;


Izabel Cristina Marson, professora – Cornélio Procópio;


Jacicarla Souza da Silva, professora, Londrina;


Jair Rodrigues Pereira, Aposentado – Londrina;


Jair Sanches Sambudio, bancário – Londrina;


Jamile Carla Baptista, Professora do Departamento de Ciências Sociais /UEL, Londrina – PR;


Jaqueline Tosti Monteiro, professora – Londrina;


João Batista Martins , Psicólogo;


João Carlos Sanches – Autônomo – Londrina;


José Miguel Arias Neto. Professor – Londrina ( UEL);


José Pedro da Fonseca. Aposentado – Londrina;


José Ricardo Leite, Encarregado Recursos Humano – Londrina;


Josemar Lucas, ator e educador – Londrina;


Joseph Henrick Sonego – Londrina;


Kelly Fernanda Menegon – Londrina;


Léia Rodrigues Domingos, pedagoga – Londrina;


Leonardo Araújo Sanches – estudante – Londrina;


Luara Soares Scalassara, Advogada, Londrina;


Luciana Bataglia Mesquita, professora –Londrina;


Luciano Aparecido Moretto – Londrina;


Lucinete dos Santos, Autônoma – Londrina;


Luisa Maiola de Araujo, Estudante – Londrina;


Luiz Otávio Barandina da Silva, Administração Pública, Londrina;


Mara de Oliveira, professora e bacharel em Direito – Londrina;


Marco Antonio da Rocha, Assistente Social do Ministério Público do Paraná e Professor Universitário;


Marcos Alexandre G.Nalli, Professor – Londrina;


Marcos Rogério Gomes, professor – Londrina;


Marcos Vinicios Kloster, Professor, Cambé;


Margarida de Cassia Campos, professora, Londrina;


Maria da Conceição dos Santos, professora, Londrina;


Maria da Conceição Rosa, Serviços Gerais – Londrina;


Maria de Fátima Beraldo, Professora – Londrina;


Maria de Lourdes Bozina Pine . Membro da fraternidade Santo Antônio de Pádua de Arapongas- OFS;


Maria Giselda de Lima Assistente Social e Bacharel em Direito – Londrina;


Maria Helena Bolonhezi, professora, Londrina;


Maria Lucas de Lima, Assistente Social – Londrina;


Marilys Garani. Assistente Social – Londrina;


Marlene Valadão Godoi, professora – Londrina;


Martha Ramirez, professora, Londrina;


Meire Anne Teodoro, professora, Londrina;


Monica Matos Ricardo, professora – Londrina;


Nádia Nara Justi Val, consultora de marketing – Londrina;


Nagila Hassan Slaibi – Londrina;


Nayara Donato Gluck, autônoma – Londrina;


Neide Alves Silva, pedagoga – Londrina;


Nikolas Gustavo Pallisser Silva, Estudante – São Carlos;


Nilda Raimundo de Oliveira, professora- Londrina;


Patrícia Adachi Diamante, Advogada – Londrina;


Paula Neves – assistente social – Londrina;


Paulo Sérgio Negri, professor, Cambé;


Pedro Paulo Potumati Mariano de Souza, consultor de marketing – Londrina;


Rafael Kenji Kuriyama, professor –Londrina;


Raquel Bernadete de Carvalho -Jornalista – Londrina;


Renata Matoso Pizaia – Londrina;


Robson Borges Arantes – Pedagogo – Londrina;


Ruth Tainá Aparecida Piveta, psicóloga – Londrina;


Sandra Nishimura, assistente social – Londrina;


Sandra Regina Casari de Souza – Professora – Londrina;


Sandra Regina da Rocha, professora – Londrina;


Sandro Adão Ruhnke, Eletricitário – Londrina;


Sara Gladys Toninato. Psicóloga. Docente Pitágoras – Londrina;


Sérgio Luís Conojó – Técnico Administrativo, Funcionário Público – Londrina;


Sidnei Santos Da Silva. Administrador de Empresas-Londrina;


Silva Mara Ribeiro da Silva – Londrina;


Silvana Bonatto Lapoli, professora, Londrina;


Silvia Cristina Martins de Souza. Professora – Londrina – UEL;


Solon Bueno Mendes – Londrina;


Sonia A Camargo, Professora – Londrina;


Stela Santos Viana – Auxiliar Administrativo – Londrina;


Taíse F. C. Nishikawa , Professora (UENP), Jacarezinho;


Valdir de Souza, Torneiro Mecânico – Londrina;


Vani Espirito Santo, Professora da Rede Estadual – Londrina;


Vanilda Rodrigues Pereira, professora, Cambé;


Vera Lucia Justi Val, aposentada – Londrina;


Wander da Silva Mendes, Professor – Londrina;


Wanderley Antonio Crivellari – Londrina;


Yasmin Monique Lima de Souza, Estudante – Londrina;


ENTIDADES


APP Sindicato – Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná;


Coletivo Combate ao Genocídio de Jovens da Periferia de Londrina;


Coletivo dos Sindicatos de Londrina;


Coletivo Escola Cidadã – Movimento Educação Democrática;


Coletivo Mobiliza Londrina;


Comissão de Direitos Humanos da OAB – Londrina;


Frente Esquerda Socialista de Londrina;

Movimento Negro – Londrina;


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo