As repartições públicas municipais de Londrina terão ponto facultativo na próxima segunda (28) e terça-feira (1°), devido ao feriado de Carnaval. Segundo a Prefeitura, o decreto para o feriado foi publicado no Jornal Oficial da última quinta-feira (17).
Por outro lado, a Prefeitura informou que os órgãos que prestam serviços essenciais deverão escalar os servidores para que não haja interrupção ou comprometimento dos serviços.
Confira abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado:
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
SAÚDE
Na área da Saúde, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Jardim do Sol e do Sabará, assim com o PA (Pronto Atendimento) do Jardim Leonor e o PAI (Pronto Atendimento Infantil) estarão funcionando 24 horas por dia, mesmo no feriado. A UPA do Sabará e o PA do Jardim Leonor serão as unidades de referência para tratamento da covid-19.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III, a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também vão atender normalmente. Já o PA do Jardim Maria Cecília funcionará em horário parcial, das 7h às 1h, e o PA do Jardim União da Vitória abrirá entre 7h e 23h.
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) estarão fechadas de sábado (26) a terça-feira (1°), com exceção das que promovem a vacinação contra a covid-19. Também não abrirão o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Policlínica Municipal, o CAPS I e o CAPS AD. O atendimento retorna na quarta-feira (2).
Quanto a vacinação contra a covid-19, a secretaria de Saúde definiu que a imunização de adultos vai acontecer no sábado (26), nas UBSs do Jardim Alvorada, do Eldorado, do Ouro Branco e do Jardim do Sol, entre 7h e 19h. No mesmo dia e horário, a vacinação de crianças ocorre normalmente no Centro de Imunização da Zona Norte. Já no domingo (27) e na terça-feira (1°), as salas de vacinação estarão fechadas. A Prefeitura ainda não decidiu quanto ao horário funcionamento para segunda-feira (28).
CMTU E TRANSPORTE
Os setores administrativos e de atendimento ao público da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) funcionarão em horário normal durante o feriado, assim como trabalhos de manutenção, fiscalização e sinalização do trânsito londrinense. A coleta de lixo também segue normalmente, com exceção do recolhimento de lixo reciclável, que terá mudanças devido ao horário de trabalho das cooperativas. A Cooper Região irá adiantar o expediente de terça-feira (1º) para segunda (28) e a Coocepeve fará a compensação na quarta (2), enquanto as demais não terão recesso.
A Companhia ainda aponta que o Terminal Rodoviário de Londrina irá operar normalmente, assim como o Transporte Coletivo. A exceção são as linhas que atendem a escolas e universidades, que terão redução na frota na terça-feira (1°). As feiras livres, feiras da lua, feiras gastronômicas e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) também terão expediente normal durante o Carnaval.
OUTROS SERVIÇOS
O trabalho de patrulhamento da GML (Guarda Municipal de Londrina), o atendimento funerário da ACESF (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) e o plantão do CAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) seguirão normalmente. A SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres), no entanto, estará fechada durante os dias de ponto facultativo, seguindo o cronograma da Prefeitura.
O Restaurante Popular de Londrina, conhecido como Brizolão, terá funcionamento normal na segunda-feira (28), entre 11h e 14h, mas não vai abrir na terça-feira (1°). Já o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) funcionará das 9h às 15h nos dias de ponto facultativo. Os Conselhos Tutelares também seguem atendendo, em plantões de 24 horas por dia.
Já o Procon Londrina (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) não vai ter expediente nos dias 28 e 1°, retomando os trabalhos presenciais na quarta-feira (2). A mesma situação vale para as bibliotecas municipais, que não vão abrir durante o período de ponto facultativo.