O presidente do Conselho Municipal do Ambiente (Consema), Fernando Barros, disse hoje pela manhã (16) que sentiu muito a saída de Carlos Eduardo Levy da Secretaria Municipal do Ambiente. Sem explicar seus motivos, o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) o exonerou e nomeou o engenheiro agrônomo José Novaes Faraco para o cargo.
Para Barros, Levy fazia um bom trabalho limitado à deficiência de funcionários da Sema. "Ele é uma pessoa honrada e estava fazendo um trabalho excepcional. Estava implementando bons projetos, mas a dificuldade é justamente a falta de estrutura e de pessoal da secretaria", avaliou o presidente do Consema. "Fomos surpreendidos com a exoneração do Carlos Levy".
Entre as ações positivas que começaram a ser desenvolvidas na Sema, Fernando Barros citou a normatização da destinação de resíduos sólidos, a criação do parque municipal na área da Fazenda Refúgio, os projetos dos centros de zoonoses e de animais silvestres e o plano de arborização, que ainda depende de aprovação legislativa.
Leia mais:
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
"Todas as medidas que vinham sendo tomadas foram aprovadas na Conferência do Meio Ambiente e foram discutidas por todas as pessoas que trabalham nesta área", afirmou Fernando Barros. Levy é advogado, tem mestrado em direito ambiental e, além de ser ambientalista, fazia parte do Conselho do Meio Ambiente antes de assumir o cargo.
"O governo, às vezes, precisa tomar medidas que lhe interessam mais politicamente, mas a nomeação de cargos é uma prerrogativa do prefeito e temos que respeitar", disse o presidente do conselho.
Quanto ao novo secretário, Fernando Barros disse que não conhece muito seu trabalho. "Mas já marcamos uma reunião para amanhã cedo. Vamos nos colocar à disposição da secretaria para ajudarmos no que for possível".
Ontem, em entrevista ao Bonde, José Faraco disse que não se sentirá "prisioneiro" do conselho e que Londrina não pode por causa de bobagens. Fernando Barros não comentou a declaração, dizendo que não teve conhecimento dela.
Pombos
O presidente do Consema também comentou sobre a prioridade do novo secretário de abater os pombos para diminuir a superpopulação e evitar problemas de saúde pública. "O abate é necessário, segundo os estudos técnicos que foram feitos. O secretário anterior também estava tratando disso".