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Projeto Arco Norte

Desapropriada área para implantar aeroporto de cargas

Redação Bonde com N.Com da PML
02 dez 2009 às 21:39

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O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou nesta quarta-feira (2), decreto 1024, determinando utilidade pública para área na região sul para a implantação do Aeroporto Internacional de Cargas previsto no projeto Arco Norte. O aeroporto é um complexo logístico de exportação e importação internacional de cargas de caráter regional que vai atender os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Ibiporã e Jataizinho. A área de abrangência do decreto é de 5.700 hectares

O prefeito parabenizou os participantes da coletiva à imprensa e destacou o papel do engenheiro Luiz Figueira de Melo, que foi o autor da idéia. "Estamos homenageando esta idéia importante não só para a cidade, mas para todo o sul do Brasil. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), e o Ministério da Aeronáutica referendam este empreendimento como um marco importante para a solução de logística e mobilidade humana da região. É a área melhor do Brasil para um projeto deste".

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Barbosa falou que o projeto é de longo prazo, a previsão é de gerar 20 mil empregos e os investimentos são em torno de U$ 150 milhões de dólares. "Não serei eu que vou inaugurar esta obra, mas alguém tem que ter coragem de pelo menos decretar aquele espaço valioso de utilidade pública para não pegar de surpresa aqueles que têm projetos de instalação de empreendimentos naquele espaço", disse. "É um dia histórico para a cidade", afirmou.

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"Este momento fica marcado como o início do desenvolvimento dos estudos dos projetos do chamado plano estratégico de desenvolvimento regional para a região sul e metropolitana do norte do Paraná", afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), Carlos Hirata.

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O arquiteto e professor universitário, Gilson Bergoc, que participou da elaboração do projeto Arco Norte, quando da sua passagem pela Ippul (2005-2006), falou em nome do Luiz Figueira de Melo, presidente do instituto na época e lembrou que o projeto foi pensado para dar um rumo novo para o desenvolvimento do município. "Desde a década de 70, nenhum equipamento foi colocado em Londrina para destacar a região no plano nacional", discursou.


Bergoc comentou que as cidades que estão gerando empregos, condições de desenvolvimento para as suas regiões, são atualmente dotadas de aeroportos e portos internacionais. "Existem cidades na Europa, Estados Unidos, Ásia, que geram de 20 a 45 mil empregos em função de um equipamento deste porte", abordou.

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Conforme o decreto, a área decretada de utilidade pública para fins de desapropriação tem início na margem esquerda do Ribeirão Três Bocas com a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano; segue pela margem esquerda do Ribeirão Três Bocas, no sentido oeste; à montante, até atingir a estrada Bulle na divisa do município de Arapongas; segue pela estrada Bulle no sentido sul até a estrada denominada sete (7) casas; segue pela referida estrada, ainda no rumo sul, até atingir a margem esquerda do Ribeirão dos Apertados; segue pela margem esquerda do Ribeirão dos Apertados, à jusante no sentido leste até atingir a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, que liga Londrina ao Distrito de São Luiz, segue por esta Rodovia, no sentido norte até a margem esquerda do Ribeirão Três Bocas, onde teve início a transcrição. Desta área toda, o decreto, exclui a reserva legal do Parque Estadual do "Mata dos Godoy.


A assinatura do decreto foi realizada no gabinete com a presença também do assessor da Região Metropolitana, José Faraco; do presidente do Instituto de Desenvolvimento (Codel), Kentaro Takahara e do líder do governo na Câmara, Sebastião dos Metalúrgicos.

O projeto Arco Norte de desenvolvimento integrado foi lançado pela Prefeitura de Londrina em 2006, e busca o desenvolvimento sustentado da região dos seis municípios, com o fortalecimento do potencial econômico, a melhoria dos serviços públicos ofertados à população e a qualidade de vida. Além da construção de um aeroporto internacional de cargas, o projeto prevê o desenvolvimento de um parque industrial e a construção de uma rodovia estadual que vai ligar Arapongas e Ibiporã através das rodovias BR 369 e PR 445.


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