Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Formação de pequenos agentes

Escolas promovem ações de combate à dengue nos bairros e distritos de Londrina

Walkiria Vieira - Grupo Folha
12 mar 2024 às 10:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Temas atuais e de relevância coletiva integram os estudos da Rede Municipal de Educação. Graças à globalização, fatos ocorridos em regiões longínquas e que refletem na economia global são trazidos aos bancos escolares, assim como situações do cotidiano e que impactam as comunidades locais ganham espaço na escola e na formação de seus cidadãos.


A dengue é um exemplo de como as escolas seguem comprometidas, todos os anos e com todas as faixas etárias a difundir informações - como os programas e ações da prefeitura e suas secretarias para que a sociedade siga vigilante nas orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cientes da capacidade de fiscalizar e influenciar seus familiares, as escolas seguem com ações permanentes para renovar a formação de seus pequenos agentes, protagonistas no combate à proliferação do Aedes aegypti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Integração

Jovens em cumprimento de medida socieducativa vivem o espírito Olímpico em Londrina

Imagem de destaque
Sem partido

Após conclusão de processo, Mara Boca Aberta é expulsa do Podemos em Londrina

Imagem de destaque
'Palavras mágicas'

Em Londrina, Belinati e Maria Tereza removem vídeos após suposta propaganda antecipada

Imagem de destaque
Experiência imersiva

Nova unidade do Hospital do Câncer em Londrina terá tecnologia inédita para cuidados paliativos


Na Escola Municipal Vila Brasil, localizada na rua Argentina, os 137 alunos, do 1º ao 5º renovam as práticas de combate e se mantêm motivados. 

Publicidade


"Atualmente, nas aulas de Educação Física, estudam o Cuidado com Si. Cuidar de si, inclui cuidar da comunidade e a culminância da atividade poderá incluir uma visita de campo ao bairro, pois temos uma praça, um campo de futebol e os cuidados com as essas áreas verdes também são observados pelos alunos", explica a coordenadora pedagógica da unidade, Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro.


A coordenadora e o diretor da unidade, Thiago Valentin Damasceno esclarecem que a interdisciplinaridade é um item construtivo no processo educativo. "Estão integradas ao componente curricular e esses questões ligadas à BNCC - Base Nacional Comum Curricular", observa. 

Publicidade


Uma atividade prática recente foi a produção de repelente natural. A composição leva álcool de cereal, cravo, óleo de coco e óleo essencial de hortelã.


Além da atividade na disciplina de Educação Física, estudam sob o ponto de vista da Ciência, observando o ambiente e a biologia presentes: o asseio da vizinhança e com o bairro, os reflexos na saúde. Na Língua Portuguesa, produzem textos críticos, fazem alertas e cartazes, desenvolvendo suas habilidades. Na Matemática, diante dos números de casos na escolas e alunos que faltam, realizam operações como porcentagens", enumeram.

Publicidade


Com alunos dentro da faixa etária contemplada pela vacina imunizante, Guerreiro relata que os alunos que tomaram a vacina compartilham a informação. 


"Temos grande apoio da Unidade Básica de Saúde vizinha, que faz um importante trabalho de incentivar também os cuidados para que todos cuidem - desde a sacolinha de lixo vazia e jogada, que pode se tornar criadouro a orientações repetitivas, mas necessárias, como água parada em vasos, pneus ou bebedouros", observa a coordenadora.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Escolas têm ações de combate à dengue em Londrina e nos distritos
Comprometidos com a saúde, educadores trabalham tema de modo interdisciplinar com os alunos ajudando a conscientizar a comunidade
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade