Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ação do Crea

Estabelecimentos de Londrina apresentam 91% de falhas em sistemas refrigeradores e climatizadores

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 fev 2021 às 11:21
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estabelecimentos londrinenses apresentaram 91% de irregularidades em sistemas de refrigeração e climatização, após fiscalização do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Paraná, ocorrida nos meses de outubro e dezembro de 2020.


Segundo o Crea, seu objetivo é verificar a necessidade de reparar sistemas de climatização em empreendimentos públicos ou privados da cidade, com base na Lei do Plano de Manutenção, Operação e Controle 13.589/2018, implantada pelo Ministério da Saúde, que exige a manutenção em ar-condicionados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dos 121 locais averiguados, 52 foram classificados como não passíveis de fiscalização, e 69 passíveis de fiscalização. Nestes, foram constatados que apenas cinco estavam regulares, o que representou 91% de falhas. Neste total de irregulares, 37% deles não comprovaram manutenção obrigatória. A segunda maior irregularidade (36%) foi a ausência de registro das empresas contratadas junto ao Crea-PR e, consequentemente, sem a presença do profissional como responsável técnico. Por último, aparece a falta de ART, o que aconteceu em 27% dos casos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Espaço passa por reforma

Sem delegacia da Mulher 24h, Central de Flagrantes terá sala especializada em Londrina

Imagem de destaque
E dia 29 no CSU

Teatro da Paixão de Cristo será neste domingo no aterro do Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Entrega correta de documentos

Polícia Federal confirma vitória de shopping na Zona Norte em licitação de posto de emissão de passaportes


Foram fiscalizadas 24 academias, 13 hospitais, seis shoppings, 50 supermercados, 18 igrejas e oito hotéis, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Londrina. A ação foi realizada de forma remota, mas pode gerar visitas presenciais caso não haja regularização dos sistemas após o prazo concedido pelo conselho. Caso não exista adequação, o Crea fará a denúncia formal à Vigilância Sanitária, que é o órgão competente para tomar para as medidas cabíveis.

"Primeiramente, fizemos o levantamento dos locais a serem averiguados. Na sequência, identificamos os locais não passíveis de fiscalização, ou seja, aqueles que não possuíam sistemas de climatização, que possuíam sistemas, mas abaixo do parâmetro de fiscalização ou sem utilização, que não estavam recebendo público e que já tinham comprovação de manutenção preventiva por uma empresa ou profissional habilitado, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) anotada”, explica o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade