Um curto-circuito seguido de explosões e rompimento de dois circuitos da subestação Igapó na manhã deste domingo (8) causaram um blecaute em 6.674 unidades consumidoras (residências e comércio), na região do Lago Igapó 2, região sul de Londrina.
Em primeira mão, o Bonde publica imagens feitas no momento das explosões por um internauta que não quis se identificar.
Técnicos da Copel que estavam trabalhando no local nesta manhã informaram que ocorreu um curto-circuito entre duas redes de energia elétrica. Por ter ocorrido em um dia sem chuva e sem fortes ventos, há suspeita de vandalismo.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Segundo informações de um morador da região da avenida Garibaldi Deliberador que não quis se identificar, ocorreram várias explosões em sequência que foram destruindo vários transformadores e rompendo cabos de energia elétrica. "No momento em que estava saindo de casa, houve uma forte explosão seguida de várias outras, meus aparelhos da cozinha, como micro-ondas e outros começaram a aptar e tudo se apagou. Ficamos sem energia no prédio inteiro e os semáforos também foram afetados e estão sem funcionar. Foi assustador", concluiu.
De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Paranaense de Energia (Copel), a queda de energia ocorreu às 8h10 e por volta das 9h o abastecimento havia sido normalizado na maior parte dos bairros afetados, com exceção dos bairros adjacentes a avenida Garibaldi Deliberador e Madre Leônia Milito.
Elizabeth Altini também foi acordada pela explosão. "Foi um barulhão bem grande. Achei até que tinha caído um avião. Olhei pela janela e vi que começou em um poste perto do último prédio do Residencial Quinta da Boa Vista e foi subindo até o final da avenida Garibaldi Deliberador. O cheiro de queimado foi forte e a fumaça chegou a entrar no meu apartamento que fica no 10º andar", contou a moradora do Parque Residencial Aurora.
A Copel não soube informar quantos bairros foram afetados mas de acordo com reclamações de internautas os bairros Guanabara, Gleba Palhano e Vale do Reno foram afetados pelo problema.
As causas do rompimento dos circuitos ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Copel. O restabelecimento da energia elétrica em todos os bairros afetados ocorreu durante a tarde.