Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Participe!

Feirão da Resistência e da Reforma Agrária volta com edição presencial neste sábado em Londrina

Redação Bonde com N.Com
13 mai 2022 às 17:25
- Divulgação/Marl
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Feirão da Resistência e da Reforma Agrária, que durante toda a pandemia funcionou de forma virtual, retorna neste sábado (14), ao calendário de eventos presenciais de Londrina. Fruto de uma articulação entre o Marl (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Sindijor (Sindicato dos Jornalistas), o evento segue para o seu quarto ano de realização e reúne cerca de 20 artesãos e artesãs, produtores e produtoras da economia criativa e solidária, produtores da reforma agrária, além de programação cultural.


O Feirão começa às 9h e segue até às 17h, no Canto do Marl, que fica na avenida Duque de Caxias, 3.241. A vila cultural possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A agricultora, moradora do Assentamento Eli Vive e uma das organizadoras do Feirão, Jovana Cestille, classificou o período da pandemia como desafiador. “O Feirão já era um evento tradicional, mas nós precisamos organizar um sistema de vendas on-line, dialogar com o nosso público por meio das redes, e fazer entregas em residência pelos últimos dois anos. Esse retorno ao presencial só é possível agora porque nos cuidamos e cuidamos do nosso público durante esse período”, avaliou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até esta sexta

Prefeitura promove atividade integrada para auxiliar pessoas em situação de rua em Londrina

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Shows e comidas típicas

Festa rural no distrito de São Luiz em Londrina deve receber milhares de pessoas neste final de semana

Imagem de destaque
Antiga Casa da Mulher

Imóvel abandonado será transformado em creche na zona leste de Londrina


A programação do evento tem início às 9h, com oficina de jardinagem agroflorestal, ministrada por Onair Ruano (Pachamama) e Davi Costa (Eli Vive). Na sequência, às 11h, tem início a Roda de Capoeira Angola, com o grupo Ceca, da Casa da Vila.

Publicidade


Ao meio-dia, o coletivo do Marl se organiza para um debate sobre os dez anos do Movimento de Artistas de Rua de Londrina, em uma conversa sobre a história do movimento e a importância da arte pública. Por fim, às 14h, Janaína Ávila, apresentadora do programa Mundo Sonoro, da Rádio UEL, traz uma discotecagem para o público, que segue até o final da programação.


Além das ações, o Feirão ainda tem lançamento do livro Cianureto, da londrinense Isabela Cunha, e uma oficina de tricotagem coletiva, com o coletivo Tricotaço, que acontece ao longo de toda a programação.

Publicidade

“O Feirão se constitui desde o princípio como um espaço de resistência. Nós nos organizamos junto ao MST na perspectiva de que o público não esteja conosco só para consumir, mas também para encontrar pessoas, ter acesso a trabalhos artísticos da cidade e conhecer o trabalho de produtores e artesãos da nossa região. Retomar o presencial é um momento de resgatar, também, esses nossos objetivos”, concluiu o integrante do Movimento de Artistas de Rua, Josemar Lucas.


Programação cultural

Publicidade


9h: Oficina de jardinagem agroflorestal

11h: Roda de Capoeira

Publicidade

12h: Bate-papo “10 nos do Movimento de Artistas de Rua de Londrina”

14h: Discotecagem Janaína Ávila; e ainda:

Lançamento do Livro Cianureto, de Isabela Cunha

Oficina permanente de tricô “Tricotaço”

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade