O Hemocentro do HU divulgou sua programação de coletas externas de maio. A primeira delas será na quinta-feira, das 8 às 18 horas, no Campus da UEL. No dia 12, a campanha será desenvolvida na UNIFIL, das 8h30 às 16 horas. No dia 19, novamente na UEL, e no dia 29, a campanha será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Jardim Ana Rosa, em Cambé), das 7h30 às 12 horas.
Para doar, a pessoa deve estar em boa saúde (não estar sob mediação), não pode estar em jejum nem ter doado nos últimos 60 (homens) ou 90 dias (mulheres). Deve ser maior de idade e ter peso mínimo de 50 (mulheres) ou 55 kg (homens). Também não pode ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes.
Antes de doação a pessoa passa por uma triagem médica e um exame para verificar se há anemia. Depois da doação são feitos testes sorológicos. O doador recebe dias depois, em casa, uma carteirinha com os resultados (tipo sangüíneo, diagnóstico de hepatite, Chagas, sifílis, HIV).
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
O cadastro para doação de medula é muito simples. Basta preencher uma ficha e recolher 15 ml de sangue para exames. O cadastro é importante à medida que, no Brasil, a probabilidade de encontrar doador compatível é muito pequena, dada a miscigenação no país.