Os rostos pintados de verde e amarelo voltaram às ruas em protesto contra a corrupção. Dezenas de pessoas participaram de um protesto na tarde desta terça-feira (15), em Londrina. São jovens membros de um movimento nacional criado em redes sociais intitulado 'Nas Ruas', ligado ao nacional 'Marcha Contra Corrupção'.
Ainda neste feriado, foram registrados outros dois protestos na cidade. No bosque central, cerca de 250 manifestantes plantaram árvores em protesto contra a abertura do trânsito na rua Piauí, destruindo parte do local.
Na avenida Arthur Thomas, zona oeste da cidade, moradores bloquearam a passagem de veículos ateando fogo em pneus. O protesto é pelo excesso de velocidade no local, palco de uma série de acidentes.
Leia mais:
Grupo Mulheres do Brasil distribui o 'Violentrômetro' neste domingo em Londrina
Lar São Vicente de Paulo precisa de doações de produtos natalinos
Quartos do pós-parto na Maternidade de Londrina recebem aparelhos de frigobar
Mostra de Música de Câmara inicia temporada nas igrejas de Londrina
Mais de 250 pessoas participaram das manifestações no Zerinho, na tarde desta terça-feira (15), onde a prefeitura iniciou a reabertura da rua Piauí. A intenção do poder público é dar maior fluidez no trânsito na região central de Londrina.
O movimento contra a corrupção ocorreu simultaneamente em 35 cidades brasileiras e chama a atenção da sociedade para desvios de verbas nos governos municipal, estadual e federal. O grupo também reivindica aplicação da Lei da Ficha Limpa, sancionada ano passado pelo presidente Lula, que torna mais rígidos os critérios para um candidato ocupar cargo público.
Nem mesmo a chuva que caiu no início da tarde de hoje atrapalhou o movimento em Londrina, que reuniu pouco mais de cinquenta pessoas. No Facebook eram cerca de 600. Fernando Rocha, estudante de Direito, estava acompanhado da namorada no protesto. "Acho que a juventude fica muito em frente ao computador e quer que tudo aconteça ali sentada. É preciso sair desse mundo on line e fazer acontecer de verdade. A gente tem o poder de mudar", afirmou.
"É um sentimento de basta. Quero um futuro melhor para mim e para todo o resto da população, que os políticos atendam as necessidades coletivas e não próprias deles", criticou a fisioterapeuta Ligia Giatti.
Além dos rostos pintados, os jovens usaram apitos, cartazes e nariz de palhaço para chamar a atenção da sociedade sobre a corrupção. "Essa é uma forma de chamar a atenção. A população não pode ficar apática com todos esses escândalos. Aqui em Londrina tivemos um recente com desvios na área da Saúde e a população precisando de atendimento nos postos", lamentou o universitário Otávio Giatti.
Nas ruas, o grupo colou diversos cartazes com mensagens contrárias a corrupção na região central de Londrina. O protesto terminou em frente ao prédio da Prefeitura.