Uma turma de artistas emergentes está podendo colocar seus talentos à prova da apreciação e do julgamento dos londrinenses. Olga Nardi e Paulo José Kenji Inagaki foram os primeiros. Agora chegou a vez de Ana Guimarães, Rubinho Ferreira e Val Frei mostrarem suas obras para o público.
Todos eles foram selecionados para participar da programação do Projeto Cultural Espaço Arte, que há seis meses vem movimentando o circuito das artes visuais locais com a realização de mostras, palestras e oficinas - tudo amparado pela Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Uma primeira etapa destacou artistas de longa trajetória e já com nomes estabelecidos no Paraná. A segunda etapa está em curso, privilegiando representantes da nova geração. Olga Nardi e Paulo Kenji inauguraram o ciclo dos novatos em agosto. Ana, Rubinho e Val dão sequência amanhã com a abertura da exposição ''Gravuras'' no salão de eventos do Ceal/Sinduscon (Av. Maringá, 2.400).
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
O vernissage será às 18 horas. A coletiva permanece em cartaz até o dia 24 desse mês. Segundo Wanda Grade, coordenadora do Projeto Cultural Espaço Arte, os visitantes terão a oportunidade de apreciar, ''coincidentemente neste mês dedicado à gravura'', uma exposição com técnicas diferenciadas.
''Os artistas'' - explica ela - ''trabalham em gravura em metal e linóleogravura, mostrando tendências que permeiam o preciosismo e delicadeza das águas-tintas sobre o cobre e pesquisas mais informais com as águas-fortes e linóleo em linguagens bastante contemporâneas''.
Ana Guimarães graduou-se este ano em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina. Para complementar a formação, frequentou o atelier de gravura em metal sob orientação de Cláudio Garcia. É carioca, mas mora atualmente em Assis, interior de São Paulo. Participou de diversas exposições na região. Em 2001, coordenou a ''I Semana de Arte Educação de Londrina''.
Também graduada este ano em Educação Artística pela UEL, Val Frei realizou várias exposições no Paraná, obtendo menção honrosa no 5º Salão de Artes de Londrina, ocorrido em 2001. Nasceu em Londrina, onde frequentou muitos cursos, entre os quais a Oficina de Arte Contemporânea, sob orientação de Ângela Diana.
Rubinho Ferreira, por sua vez, diplomou-se em Desenho Industrial pela Fundação Álvares Penteado de São Paulo (FAAP). É paulistano, mas mora em Londrina há 12 anos. Em sua formação como gravador, recebeu orientação de diversos artistas, entre eles Evandro Carlos Jardim. Participou de inúmeros salões de arte conquistando prêmios em alguns deles, como ''3º Salão de Artes Plásticas de Presidente Prudente (SP), no qual obteve o 1º Prêmio, em 1980, e o ''Salão Regional de Novos Artistas do MASP (SP), onde abocanhou a medalha de prata, em 1983.
Além da exposição, está prevista uma palestra com os três artistas no próximo dia 7, às 19 horas, no anfiteatro do mesmo Ceal/Sinduscon. O tema será ''A Gravura e suas Possibilidades''. Também está programado um workshop na Oficina de Artes Visuais (Rua Souza Naves, 2.380), ministrado por Val Frei e Ana Guimarães, que trabalharão o tema ''A Reprodutibilidade em Linóleogravura''. As inscrições poderão ser feitas no Ceal/Sinduscon, entre os dias 6 e 12 desse mês, das 10 às 11h30 e das 14 às 17h30.