O ano de 2014 terá seis feriados nacionais em dias de semana. Os feriados do dia 1º de janeiro, Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi e Natal serão comemorados em dias úteis. Além disso, outros dois feriados municipais de Londrina, com exceção do Dia da Consciência Negra, que não é mais considerado feriado segundo a Justiça, cairão em dias de semana.
O calendário não inclui ainda o Carnaval, que não é considerado feriado, mas que, na maioria das esferas, não há expediente.
O dia 1º de janeiro, quando se comemora a Confraternização Universal será em uma quarta-feira. Já o feriado da Paixão de Cristo cairá no dia 18 de abril, uma sexta-feira. Logo em seguida será comemorado o feriado de Tiradentes, que em 2014 vai cair na segunda-feira 21 de abril, formando o chamado "feriado prolongado".
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
O Dia do Trabalho, 1º de maio, será em uma quinta-feira, assim como o feriado de Corpus Christi, que será comemorado no dia 16 de junho.
Depois disso, os outros três feriados nacionais (Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) serão em domingos. Já o dia da Proclamação da República cairá em um sábado. Por fim, o Natal de 2014 será comemorado em uma quinta-feira.
Já o Dia do Padroeiro de Londrina, comemorado geralmente na segunda sexta-feira após o Corpos Christi cairá no dia 27 de junho, enquanto o aniversário da cidade, 10 de dezembro, será em uma quarta-feira. O dia da Consciência Negra, feriado cancelado pela Justiça em Londrina, cairia em uma quinta-feira em 2014.
Recentemente a Associação Comercial de Londrina (Acil) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) enviaram um ofício à prefeitura de Londrina pedindo que os feriados municipais não sejam comemorados em dias úteis. As entidades defendem que cada feriado impede a circulação de aproximadamente R$ 14 milhões na cidade e que a medida iria minimizar os prejuízos.
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), ainda não se manifestou sobre o assunto.