Dados divulgados pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) apontam que 74,6% das obras fiscalizadas em Londrina durante o ano de 2011 apresentavam irregularidades.
Nos 12 meses, foram fiscalizadas 7.257 obras, com 5.417 autuações por irregularidades. Segundo o inspetor da regional do CREA-PR de Londrina, eng. civil Júlio Cotrim, os números correspondem a uma série de problemas, não se restringindo às falhas estruturais. "Há irregularidades documentais, como a falta de uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou na ausência de profissional técnico responsável, por exemplo. Apenas 5% das autuações representam risco à integridade física das pessoas", explica.
A Regional de Londrina engloba 54 municípios da região Norte, que possuem inspetorias do CREA-PR para realizar fiscalizações. O fiscal tem como papel averiguar se há um profissional responsável pela obra ou serviço e, quando observado algum erro, orientar quanto aos procedimentos necessários.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
As rotinas fiscalizatórias revelam situações reincidentes, como a falta de projetos complementares, a inexistência de documentação que identifique o responsável técnico por serviços diferenciados em obras, como piscinas, aquecedores solares, cercas eletrificadas, entre outros.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas pela internet ou no telefone 0800 41 0067.