A primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do interior do estado está sendo instalada no município de Cascavel (oeste). A implantação teve início na última sexta-feira (19) e deve ser concluída nesta terça (23), com a inauguração oficial e a presença do governador Beto Richa. Mais de 100 policiais militares e civis fazem a ocupação do bairro Interlagos.
A unidade chega ao interior paranaense após a instalação de dez UPS em Curitiba. Na capital, a iniciativa já conseguiu diminuir o número de mortes violentas em 30%. Londrina, segunda maior cidade do Paraná, vê todo o movimento de longe.
O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel César Alves Souza, disse que o bairro cascavelense possui um dos maiores índices de criminalidade do estado e, por isso, necessita da unidade. "Vale lembrar também que Cascavel tem o Batalhão da Fronteira e um fluxo muito grande de veículos e pessoas suspeitas", complementou.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Outro ponto citado pelo coronel está relacionado à dificuldade enfrentada pelo governo durante negociação com a Prefeitura de Londrina. "Desde que iniciamos a conversa, a cidade trocou duas vezes de prefeito. Fica difícil acordar a contrapartida prometida pelo poder público municipal com todo o impasse", destacou. "A prefeitura precisa se tornar parceira. A UPS exige a implantação de escolas de ensino integral, de núcleos da Assistência Social. Só assim podemos fazer a transformação prometida pelo programa. A polícia atua como um catalisador, como garantia de que estes serviços públicos possam ser levados ao cidadão", completou.
Apesar disso, o subcomandante garantiu que a UPS será instalada em Londrina até o final do próximo mês. A polícia não quis divulgar qual bairro vai receber a unidade. "Estamos fazendo a análise de três locais. Depois disso, vamos entrar com os pedidos de prisão e busca e apreensão no Judiciário para começar a preparar a ocupação do bairro escolhido e a instalação da UPS", concluiu.