A tempestade com ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora colocou em xeque a infraestrutura da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) para atendimento dos pedidos de poda de árvores em Londrina.
Em visita à Câmara Municipal nesta quinta-feira (26), o secretário do Ambiente, Cleuber Moraes Brito, admitiu que a Sema não possui o número de funcionários e equipamentos necessários para atender a demanda de 3 mil pedidos pendentes. Além disso, a frota da secretaria está sucateada com o caminhão mais novo do ano 1994.
"O vendaval abriu a ferida da falta de estrutura", afirmou Brito ao comentar que a Sema tem apenas quatro podadores, que são servidores treinados para subir nas árvores durante o serviço de corte.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Ele também informou que a média de idade dos 31 funcionários, que integram a equipe responsável pela poda de árvores, é de 50 anos, sendo que cinco ajudantes e dois motoristas serão aposentados entre 2013 e 2014. "Não podemos esquecer que poda de árvores é uma atividade de risco e a idade também influencia", comentou.
Brito ainda demonstrou preocupação com o risco de novas tempestades até o final do verão. "Mesmo que tivesse uma boa estrutura é difícil enfrentar ventos tão fortes como os que atingiram a cidade no último domingo."