Londrina recicla atualmente 110 toneladas de lixo diariamente. O número é considerado bom pelo coordenador do programa de Coleta Seletiva da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), José Paula da Silva.
O hábito de saparar o lixo reciclável do lixo orgânico se intensificou nos lares e comércio da cidade desde janeiro, após resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema) que determina a obrigatoriedade da coleta seletiva. As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
No processo de reciclagem, os resíduos domiciliares produzidos nas residências são classificados como resíduos sólidos (lixo seco) e resíduos orgânicos (lixo úmido). O lixo seco diz respeito ao material passível de reciclagem e inclui plástico, papel, metal e vidro. Porém, de acordo com José Carlos da Silva, todo tipo de lixo seco deve ser encaminhado à reciclagem, para que as ongs façam a separação.
Leia mais:
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
O restante dos resíduos, classificados como lixo úmido, dizem respeito a restos de comida e ao lixo do banheiro, e deve ser descartado no lixo comum, para ser depositado no aterro sanitário. O coordenador também lembrou que os materiais separados para reciclagem devem ser enxaguados, pois alguns produtos deterioram as embalagens. "Não é necessário lavar bem, mas deve-se, ao menos, enxaguar para que esse material não chegue comprometido no centro de triagem", explicou.