A promotora de Saúde, Susana de Lacerda, pediu "a adoção de providências" dos comandos do 5º Batalhão e da 4º Companhia Independente da Polícia Militar de Londrina para policiais militares que não estão usando máscaras, uma das proteções essenciais contra a Covid-19. Os procedimentos administrativos foram abertos nesta semana. A Corregedoria da corporação em Londrina também foi comunicada sobre o problema.
No processo referente à 4ª Cia, o Ministério Público diz que vídeos de PMs durante uma apreensão de drogas sem a máscara chegaram pelo WhatsApp. Os servidores aparecem vistoriando uma casa. Na gravação, fornecida à reportagem pela assessoria de imprensa do próprio MP, além de toda a documentação, um dos agentes aparece com o equipamento de proteção. Além das filmagens, a promotora ressalta que recebeu "provocações de cidadãos".
Procurada pela FOLHA, Susana de Lacerda não quis dar entrevista, mas explicou nos ofícios que "é essencial que os policiais militares cumpram as determinações, não somente considerando os riscos epidemiológicos ligados aos descumprimentos, mas para que inspirem confiabilidade à sociedade civil". Com essa declaração, ela relembra uma lei estadual de abril de 2020 que obriga a utilização das máscaras.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Leia mais na Folha de Londrina.