Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em vários bairros

Moradores de Londrina reclamam de cheiro e gosto ruim em água desde terça

Jessica Sabbadini - Especial para a Folha de Londrina
13 dez 2023 às 19:59

Compartilhar notícia

- Nithin Pa/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tomar um copo de água gelada ou aquele banho refrescante virou um pesadelo para muita gente. De acordo com moradores de diversos bairros de Londrina, a água que sai das torneiras está com gosto e cheiro ruim desde a noite desta terça-feira (12). Apesar de a Sanepar afirmar que a água está apta para consumo, há quem compare o gosto com matéria orgânica em decomposição e terra, afirmando que o sentimento é de insegurança e medo.


LEIA TAMBÉM:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Sanepar trabalha para tirar cheiro e gosto ruim da água captada do Rio Tibagi

Leia mais:

Imagem de destaque
Atração concorrida

Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes

Imagem de destaque
Sessão extra

Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos

Imagem de destaque
Processo de inclusão de escolas

APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina

Imagem de destaque
Colunista da Folha de Londrina

Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão


Segundo Gil Gameiro, gerente da Sanepar, o cheiro e o gosto ruim foram sentidos pela primeira vez por um funcionário da Sanepar que trabalha em uma estação de tratamento no último sábado (9). Ele explica que, a partir daí, já foi iniciada a aplicação de uma substância chamada peróxido de hidrogênio, que ajuda a tratar a água, fazendo a oxidação do material orgânico.

Publicidade


O gerente esclarece que essa matéria orgânica presente na água é resultado das fortes chuvas ao longo da bacia do Rio Tibagi nas últimas semanas, em que a força da água trouxe determinados tipos de materiais que podem desencadear um gosto e odor mais forte. De acordo com ele, o material orgânico está sendo analisado, mas a suspeita é de que possa se tratar de algum tipo de alga. “Essa matéria orgânica precisa ser oxidada e, enquanto ela não é oxidada e retirada dos filtros da estação, ela pode desencadear algum cheiro”, destaca.


Apesar disso, Gameiro garante que a água é potável e não oferece nenhum tipo de risco à saúde dos consumidores. Segundo ele, algumas pessoas podem sentir um gosto ou cheiro que remete a alguma memória, que pode variar de pessoa para pessoa, como gosto de barro ou pesticida. “Isso é um sentimento, não é nada físico, porque é uma questão de memória olfativa ou gustativa da pessoa, então cada um tem a sua”, ressalta.


O gerente também pontua que a percepção está sendo registrada apenas em algumas regiões da cidade que são atendidas pela bacia do Rio Tibagi, como as zonas sul, leste e oeste de Londrina, assim como as regiões leste e central de Cambé.

CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Moradores reclamam de gosto e de cheiro em água
Apesar das reclamações dos consumidores, Sanepar afirma que água está potável e não oferece nenhum tipo de risco à população
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo