Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Zona oeste

Município debate ações para recuperar cratera do Jardim Santa Rita

Redação Bonde com N.Com
17 fev 2017 às 18:05
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi realizada nesta sexta-feira (17), na Prefeitura de Londrina, uma reunião para debater e definir as próximas atividades a serem realizadas na região da cratera localizada no Jardim Santa Rita, na região oeste de Londrina. Representantes de secretarias municipais e órgãos locais avaliaram a progressão dos trabalhos e a atual situação da área do entorno da erosão, que fica próxima da nascente do Ribeirão Quati. A última reunião havia ocorrido em janeiro deste ano.

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Defesa Civil, notificou os moradores das cinco residências que ficam próximas ao local da erosão. Junto com a CMTU, foi feita a instalação de placas de advertência para sinalizar a interdição do espaço como área de risco.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, a Defesa Civil tomou as providências necessárias, conforme havia sido estabelecido, e os moradores foram notificados e estão cientes do risco e perigo a que estão submetidos naquele local. "A próxima etapa será conseguir, no início da próxima semana, a autorização de um dos moradores, que tem a área dos fundos de seu terreno de frente para o buraco, para a liberação de espaço para a instalação de um cano temporário. Após isso, a Secretaria de Obras e a Sanepar irão continuar os trabalhos no local ainda na semana que vem", informou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ícone do rock nacional

Lobão comemora 50 anos de carreira com show em Londrina

Imagem de destaque
Cerca de 1.500 atendimentos

INSS promove mutirão em Londrina para reduzir fila de espera de perícias

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Série C

Londrina EC estreia em casa e quer manter força como mandante no Brasileiro


O coordenador adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson, disse que as medidas foram tomadas tendo como principal objetivo garantir a proteção dos moradores que residem no entorno da área de erosão da cratera. "Restringimos o movimento naquela área conseguindo o fechamento de um portão de acesso, o que já diminuiu sensivelmente o fluxo de pessoas. Nossa intenção é evoluir nos trabalhos para prover mais segurança a essa população. A erosão aumentou com as chuvas fortes que ocorreram nesse período, mas os trabalhos terão continuidade para que a recuperação da cratera ocorra", frisou.


Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti, o projeto de drenagem ainda precisa ser definido em alguns pontos da região, o que ainda não foi concretizado por conta do mato alto e das chuvas que não permitiram o avanço deste levantamento. "Porém, outros estudos já foram feitos e agora estamos aguardando a finalização dos estudos topográficos para concluir de fato o projeto de drenagem. Em parceria com a Sanepar, vamos realizar um desvio da tubulação de drenagem que existe naquela área utilizando tubos metálicos. O objetivo é conter a água que fica correndo para a erosão constantemente, para que possamos iniciar a etapa de terraplanagem e fechamento da cratera. Com a autorização da Defesa Civil, começamos isso imediatamente", informou.

Uma nova reunião para o acompanhamento dos serviços será realizada no mês de março, na Prefeitura de Londrina. Também participaram da reunião a secretária municipal do Ambiente (Sema), Roberta Queiroz, técnicos da Sanepar, representantes da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD), do gabinete da Prefeitura e o vereador Vilson Bittencourt.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade