11/05/21
PUBLICIDADE
Manifestação

Parentes de detentos protestam em Londrina pelo retorno das visitas presenciais

Gustavo Carneiro/Grupo Folha
Gustavo Carneiro/Grupo Folha


Familiares de pessoa encarceradas no norte do Paraná promovem na tarde desta quinta-feira (18) uma manifestação em frente à VEP (Vara de Execuções Penais), no Centro Cívico de Londrina, pleiteando o retorno das visitas presenciais nas unidades prisionais. Mulheres e parentes dos detentos não se encontram com eles pessoalmente desde o início da pandemia - no dia 13 de março, completará um ano da suspensão das visitas.


Vieram parentes de encarcerados de Arapongas, Apucarana, Cambará, Cambé, Cornélio Procópio e Rolândia. Com faixas, cartazes e buzinas, o protesto começou por volta das 15h e os manifestantes planejam manter-se no local até que sejam atendidos por alguma autoridade.

"Em outros Estados em que a situação da pandemia é mais grave que no Paraná, as visitas presenciais já voltaram. Por que não retorna aqui?”, questiona uma das organizadoras da manifestação. "Essa é nossa principal reivindicação. A opressão dentro das cadeias e penitenciárias sempre existiu, mas, com as visitas presenciais, diminui uns 70%”, diz a representante dos manifestantes.

De acordo com ela, desde 13 de março de 2020, a comunicação dos detentos com seus parentes se dá por meio de videochamadas de 20 minutos, com 15 dias de intervalo. Entretanto, as famílias reclamam que, algumas vezes, o sistema falha e a chamada não é completada. "As pessoas mais velhas têm mais dificuldade com a tecnologia e são ainda mais prejudicadas”, afirma.

A reportagem entrou em contato com o Depen (Departamento Penitenciário) do Paraná questionando se há previsão para retorno das visitas presenciais e quais as dificuldades encontradas para que isso se concretize. A resposta será incluída assim que houver retorno.

Em novembro, manifestantes de vários lugares do Paraná tentaram em Curitiba contato com as autoridades para pleitear o retorno das visitas presenciais e da chamada "sacola” - um pacote de itens feito pelos parentes que era entregue nas visitas. Desde o início da pandemia, o envio da sacola passou a ser feito obrigatoriamente por sedex, aumentando custos dos familiares.

.
Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
PUBLICIDADE
Continue lendo
Após denúncia

Quatro homens são detidos por furtarem óleo usado em estabelecimento de Apucarana

11 MAI 2021 às 12h05
Em primeiro turno

Deputados aprovam contratações temporárias do TJ-PR

11 MAI 2021 às 11h25
Cornélio

Quase meia tonelada de maconha é apreendida em caminhão com registro de furto em Cornélio Procópio

11 MAI 2021 às 11h20
Evite danos

IDR e Simepar retomam Alerta Geada para monitorar região cafeeira do Paraná

11 MAI 2021 às 10h58
Região

Novo fechamento do hospital de Jataizinho é negado judicialmente e audiência é marcada

11 MAI 2021 às 10h15
Até sexta

População pode se inscrever e atualizar cadastros para casas habitacionais em Maringá

11 MAI 2021 às 10h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados