A fartura de peixes é tanta no trecho do Lago Igapó 1 localizado nos fundos do Circo Funcart (Zona Sul de Londrina) que os muitos pescadores que disputam um lugar na margem conseguem fisgá-los até pela barriga.
Mas o que não se conhecia até sexta-feira era que o motivo de tamanha concentração em um único ponto é que os peixes estavam sendo atraídos pela grande quantidade de esgoto ''in natura'' que vinha pela galeria de água pluvial e caía diretamente no leito do lago.
Intrigado pela grande aglomeração de pescadores no local, já há pelo menos 60 dias, o assessor para Recursos Hídricos da Secretraria Municipal do Ambiente (Sema), João Batista de Souza, disse que foi alertado por um pescador de que o mistério poderia ter ligação com um possível vazamento de esgoto.
Leia mais:
Londrina: Eleição não ganha espaço no Mercado Shangri-lá neste domingo
Eleição municipal de Londrina conta com intérpretes de Libras pela primeira vez
Explosão de bomba com carta assusta feirantes no centro de Londrina
Dia das Bruxas em Londrina tem cinema e música
Neste sábado pela manhã, ele foi verificar um ponto de visita da galeria pluvial que desemboca no trecho e confirmou a suspeita. ''Ouvi um barulho de água corrente, levantei a tampa e vi. O problema é que a galeria é submersa, o esgoto in natura se dilui rapidamente e não dá para perceber a poluição do lago apenas olhando'', comentou o assessor. A grande quantidade de matéria orgânica, em vez de afugentar, acaba atraindo cardumes inteiros em busca de alimento fácil.
O assessor apontou que pelo trecho passa o emissário sul, maior tronco da rede de esgoto de Londrina, que faz a captação dos resíduos domésticos gerados por bairros de Cambé e das Zonas Oeste, Centro e Sul de Londrina. Todo o volume captado é levado para a Estação de Tratamento da Zona Sul.
>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina