As polícias Civil e Militar de Londrina vão ganhar o reforço de um veículo blindado que será utilizado em situações mais arriscadas e em incursões de risco pela cidade. O "caveirão", doado pela empresa Proforte, já foi pintado de preto e passará pela plotagem antes de entrar em ação.
"O veículo também ficará a disposição da PM e pode ser usado em operações conjuntos, principalmente para garantir a aproximação do alvo com mais segurança e proteção para a tropa em locais de perigo", explicou o delegado chefe da Polícia Civil, Márcio Amaro.
De acordo com ele, o veículo possui blindagem nível 5, considerado o mais resistente com capacidade para suportar tiros de fuzis de calibre 762 e 556. Além disso, o blindado possui espaços para colocação das armas dos policiais para revidar os ataques.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
"A Polícia Civil não teve experiências com viaturas alvejadas em Londrina, o que já aconteceu com a PM. Espero que a utilização do blindado não seja necessária, mas temos que estar prontos para ações de risco", avaliou.
O "caveirão" pode ser usado em mandados de prisão de elementos de alta periculosidade, combate de quadrilhas armadas e até para conter rebeliões. Amaro ainda lembrou que os blindados fazem parte das frotas das polícias na Europa e nos Estados Unidos, além de já serem utilizados no Brasil nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.