Na última sexta-feira (2), a soldado Sueila do 5º BPM (Batalhão da Polícia Militar) recebeu uma ligação na qual uma mãe pedia ajuda para salvar seu bebê de colo que havia se engasgado e não conseguia respirar. Utilizando técnicas adquiridas em cursos ministrados pela PM, a soldado conseguiu orientar e ajudar a mãe pelo telefone para que ela conseguisse fazer o procedimento correto para o bebê voltar a respirar.
A manobra ensinada pela PM é a de Heimlich. Para aplicar, é preciso apoiar o bebê com a barriga pra baixo no braço e posicionar a boca entre os dedos do adulto. Em seguida, a orientação é dar cinco batidinhas nas costas para que ele volte a respirar. O caso foi registrado na Vila Romana e foi concluído com sucesso.
Ouça o áudio da ligação
Leia mais:
Secretaria do Idoso oferta passeios temáticos de Natal em Londrina
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
Conferência do Meio Ambiente será neste sábado em Londrina
Novos furtos de fios comprometem trincheira da Leste-Oeste e Parque Arthur Thomas em Londrina
Em 13 de outubro, foi a soldado Vanessa que recebeu uma ligação do Jardim Califórnia, zona leste da cidade. A mãe ligou para a PM e, chorando muito, tentava explicar que a filha estava engasgada. Vanessa pediu calma aos pais e também orientou e ajudou a mãe realizar a manobra até que a bebê voltasse a respirar. Enquanto atendia a mãe por telefone, enviou uma equipe do Samu para o local.
Escute o áudio da ligação
Além desses casos, outro foi registrado na tarde de quarta-feira (7) no centro de Londrina. Os soldados Almeida e Lorençoni estavam com suas bicicletas realizando o patrulhamento na região central, quando uma mãe os chamou para ajudarem sua filha de sete meses, que havia se engasgado com um pedaço de plástico. Os PMs também realizaram a manobra de Heimlich e conseguiram retirar o plástico e salvar a bebê, que foi encaminhada ao PAI (Pronto Atendimento Infantil) em seguida.
A Câmara Municipal de Londrina, por meio de um convite do vereador Jairo Tamura, homenageou os soldados que salvaram a bebê de sete meses, acompanhados pelo tenente do 5º BPM Emerson Castro.