Postes da rede de energia elétrica estão atrapalhando a conclusão do Arco Leste, projeto que cria um caminho alternativo e relação à Avenida Dez de Dezembro, que liga a rodovia PR-445 à BR-369, em Londrina. De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, um dos postes, é conhecido como o "famoso poste" da Avenida Waldemar Spranger, na zona sul.
"Este poste [da fotografia da matéria] deveria ter sido retirado junto com pelo menos mais cinco para que a obra do Arco Leste fosse concluída. Inicialmente, a Copel faria o serviço, mas depois foi descoberto que a empresa não tem as certidões necessárias. Por isso, foi aberta uma licitação", explica o secretário.
Conforme João Verçosa, uma empresa já foi declarada vencedora no início desta semana. "Só estamos esperando os prazos da licitação para que a empresa que perdeu apresente os recursos. Após este processo, a empresa vencedora vai retirar pelo menos uma meia dúzia de postes localizados na avenida [Waldemar Spranger]."
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Segundo o secretário, no trecho que se encontra o "famoso poste", estava fechado. Mas com as fortes chuvas do dia 27 de outubro, o trecho da Rua Almeida Garret, em frente à barragem do Lago Igapó, foi interditado por medida de segurança.
"Em razão das fortes chuvas, a secretaria de Obras liberou parcialmente o tráfego pelo novo contorno do Arco Leste, que interliga com a Rua Bélgica. Por isso, foram colocados cones em volta do poste por medida de segurança, pois este trecho no qual se encontra o poste estava fechado até o início da tarde do dia 27 de outubro."
"Como está marcando chuvas para o fim de semana, resolvemos manter o trecho interditado, pois também estamos avaliando melhor as condições abaixo da terra perto da barragem. Acreditamos que algo possa ter rompido a tubulação. Portanto, somente após as chuvas e depois de avaliar o local é que o trecho da Rua Almeida Garret poderá ser liberado."
De acordo com João, após a empresa vencedora retirar os postes de energia elétrica, a iluminação pública no trecho será realizada, além do recapeamento no trecho da Avenida Waldemar Spranger, que vai emendar com o trecho novo.
Outra interdição
Já a ponte localizada na Rua Charles Lindemberg, zona leste de Londrina, que está em obras, está sob responsabilidade da empresa que está realizando essas obras. Em relação à liberação deste trecho, o secretário afirma que terá uma reunião na próxima semana para decidirem em conjunto.