A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), implementou na última quinta-feira (29) o site de Tecnologia da Informação, na página inicial do Portal da Prefeitura. No site, estão disponíveis informações relacionadas à área de informática da prefeitura, como os números de acessos ao portal, contratos vigentes na área de informática, e quais os sistemas e aplicativos em uso pela administração direta e órgãos como Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Codel, FEL e Ippul.
O site foi elaborado pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV da Diretoria de Tecnologia da Informação. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da SMPOT, Edvaldo de Alcântara Oliveira, a iniciativa tem como objetivo divulgar a realidade da prefeitura no que se refere à Tecnologia da Informação (TI), mostrando os avanços e investimentos que tem sido feitos e quais os resultados obtidos. "Londrina é pioneira em avanços tecnológicos, sendo uma das primeiras cidades do país a informatizar sua rede de saúde pública, em 1993. Também fomos a primeira prefeitura do estado a integrar-se com o sistema Projudi, do Tribunal de Justiça do Paraná, para o ajuizamento em lote de execuções fiscais", contou.
Atualmente, a Prefeitura de Londrina possui 366 pontos de acesso à rede de informática, como escolas, unidades básicas de saúde (UBSs), câmeras de videomonitoramento, entre outros. Todos os serviços municipais da área urbana e rural são interligados e, através do projeto Londrina Digital, os serviços da zona urbana estão sendo migrados para cabeamento de fibra óptica. "A melhoria da infraestrutura de TI é pré-requisito para o melhor funcionamento dos serviços existentes e para a implantação de novos serviços de TI, que são cada vez mais necessários", frisou Oliveira.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Inovações
O site de Tecnologia da Informação também apresenta casos de realizações feitas em conjunto pela Diretoria de Tecnologia da Informação com seus clientes e usuários, principalmente as Secretarias Municipais de Saúde, Fazenda e Gestão Pública. Dentre os casos mais recentes informados no site, constam o Suporte Técnico de Informática e a manutenção do sistema de Declaração Mensal de Serviços (DMS) e do sistema Fiscal de ISS, que eram realizados por empresas terceirizadas. "Incorporar estes serviços gerou uma economia de cerca de R$57 mil ao mês para os cofres públicos", afirmou o diretor de Tecnologia da Informação.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, citou também o projeto de integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que está em funcionamento desde 15 de setembro. "É uma excelente ferramenta, que agiliza a abertura e encerramento de empresas, pois tramita por vários órgãos de forma automática. Outro caso é o Siglon, portal com informações georreferenciadas utilizadas para serviços de Zoneamento Fácil, mensuração de áreas, serviços topográficos, entre outros", disse.
Segundo o secretário municipal, de 2013 até o momento, a prefeitura já investiu R$10 milhões em Tecnologia da Informação. "Isso nos permitiu adquirir materiais essenciais, como servidores físicos, equipamentos de armazenamento de dados, softwares, promover treinamentos e serviços de atualização cartográfica e cadastral", citou.
Para Pelisson, a ampliação dos serviços municipais disponíveis em rede contribuiu para que a média de atendimentos presenciais diários, na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, caísse de 500 pessoas, em 2013, para 150, em 2016. "Antes, para solicitar o número do seu imóvel, o contribuinte precisava ir ao prédio da prefeitura, com espera de até 40 dias. Hoje esse serviço é feito pelo nosso portal. O mesmo se aplica ao boleto de pagamento do ITBI, que é emitido diretamente nos cartórios. São diversas melhorias que impactam diretamente na vida do cidadão, trazendo eficiência e qualidade aos serviços públicos", explicou.