Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acesse

Prefeitura de Londrina cria site de Tecnologia da Informação

N.Com
03 out 2016 às 16:38

Compartilhar notícia

- Reprodução/Portal Prefeitura de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), implementou na última quinta-feira (29) o site de Tecnologia da Informação, na página inicial do Portal da Prefeitura. No site, estão disponíveis informações relacionadas à área de informática da prefeitura, como os números de acessos ao portal, contratos vigentes na área de informática, e quais os sistemas e aplicativos em uso pela administração direta e órgãos como Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Codel, FEL e Ippul.

O site foi elaborado pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV da Diretoria de Tecnologia da Informação. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da SMPOT, Edvaldo de Alcântara Oliveira, a iniciativa tem como objetivo divulgar a realidade da prefeitura no que se refere à Tecnologia da Informação (TI), mostrando os avanços e investimentos que tem sido feitos e quais os resultados obtidos. "Londrina é pioneira em avanços tecnológicos, sendo uma das primeiras cidades do país a informatizar sua rede de saúde pública, em 1993. Também fomos a primeira prefeitura do estado a integrar-se com o sistema Projudi, do Tribunal de Justiça do Paraná, para o ajuizamento em lote de execuções fiscais", contou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, a Prefeitura de Londrina possui 366 pontos de acesso à rede de informática, como escolas, unidades básicas de saúde (UBSs), câmeras de videomonitoramento, entre outros. Todos os serviços municipais da área urbana e rural são interligados e, através do projeto Londrina Digital, os serviços da zona urbana estão sendo migrados para cabeamento de fibra óptica. "A melhoria da infraestrutura de TI é pré-requisito para o melhor funcionamento dos serviços existentes e para a implantação de novos serviços de TI, que são cada vez mais necessários", frisou Oliveira.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


Inovações

Publicidade


O site de Tecnologia da Informação também apresenta casos de realizações feitas em conjunto pela Diretoria de Tecnologia da Informação com seus clientes e usuários, principalmente as Secretarias Municipais de Saúde, Fazenda e Gestão Pública. Dentre os casos mais recentes informados no site, constam o Suporte Técnico de Informática e a manutenção do sistema de Declaração Mensal de Serviços (DMS) e do sistema Fiscal de ISS, que eram realizados por empresas terceirizadas. "Incorporar estes serviços gerou uma economia de cerca de R$57 mil ao mês para os cofres públicos", afirmou o diretor de Tecnologia da Informação.


O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, citou também o projeto de integração da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que está em funcionamento desde 15 de setembro. "É uma excelente ferramenta, que agiliza a abertura e encerramento de empresas, pois tramita por vários órgãos de forma automática. Outro caso é o Siglon, portal com informações georreferenciadas utilizadas para serviços de Zoneamento Fácil, mensuração de áreas, serviços topográficos, entre outros", disse.


Segundo o secretário municipal, de 2013 até o momento, a prefeitura já investiu R$10 milhões em Tecnologia da Informação. "Isso nos permitiu adquirir materiais essenciais, como servidores físicos, equipamentos de armazenamento de dados, softwares, promover treinamentos e serviços de atualização cartográfica e cadastral", citou.

Para Pelisson, a ampliação dos serviços municipais disponíveis em rede contribuiu para que a média de atendimentos presenciais diários, na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, caísse de 500 pessoas, em 2013, para 150, em 2016. "Antes, para solicitar o número do seu imóvel, o contribuinte precisava ir ao prédio da prefeitura, com espera de até 40 dias. Hoje esse serviço é feito pelo nosso portal. O mesmo se aplica ao boleto de pagamento do ITBI, que é emitido diretamente nos cartórios. São diversas melhorias que impactam diretamente na vida do cidadão, trazendo eficiência e qualidade aos serviços públicos", explicou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo