A Prefeitura de Londrina realizou na manhã deste sábado (28) um mutirão para retirar toneladas de lixo de um mocó na Rua Alagoas, região central da cidade.
A casa, que estava abandonada pelo proprietário há anos, tinha diversos focos do mosquito transmissor da dengue e era utilizado por usuários de drogas. Na primeira hora de trabalho, já tinham sido retirados três caminhões de lixo; no total, a previsão era de retirar 10 caminhões.
Felipe Machado, secretário municipal de Saúde, explica que o local já era de conhecimento da equipe de Endemias e é considerado um ponto estratégico. Segundo ele, a cada 15 dias, as equipes faziam a vistoria e a aplicação de veneno.
Leia mais:
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
"Mas o cenário da epidemia [de dengue] nos trouxe aqui para fazer essa grande ação”.
Machado destaca que, como é um imóvel particular, não é responsabilidade do município fazer a limpeza. Entretanto, por Londrina estar vivendo uma epidemia de dengue, com mais de 30 mil casos notificados, sendo que o imóvel coloca em risco toda a população, foi organizado esse mutirão.
Segundo ele, é de interesse do município remover todo o material que pode ser um criadouro em potencial do mosquito transmissor da dengue. “Nós tentamos diversas vezes o contato com o proprietário e não conseguimos. A informação que temos é de que ele abandonou o imóvel e sumiu”, explica.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: