Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta noite na Câmara

Prefeitura não comparece à audiência para discutir Bosque

Guilherme Batista - Redação Bonde
23 nov 2011 às 21:45

Compartilhar notícia

- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara Municipal de Londrina realizou, durante a noite desta quarta-feira (23), uma audiência pública para discutir as obras de revitalização que estavam sendo realizadas pela prefeitura no Bosque Central. O encontro foi organizado pela vereadora Lenir de Assis (PT). Ela lamentou, no final da reunião, a ausência de representantes da atual administração municipal. "Mas vocês podem ficar tranquilos. Todas as questões discutidas aqui hoje serão encaminhadas para a prefeitura", garantiu a parlamentar aos participantes.

O encontro contou com a participação da promotora de Defesa do Meio Ambiente de Londrina, Solange Vicentin, e de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da ONG Meio Ambiente Equilibrado, do Movimento Ocupa Londrina e de diversos londrinenses que se mostraram, durante a audiência, contrários ao projeto da Prefeitura de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muitos falaram sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) que, apesar de obrigatório, não foi feito pelo município para embasar as obras realizadas no Bosque. A falta do EIV, por exemplo, foi o principal ponto citado pela ONG MAE na ação civil pública, acatada pela Justiça, que resultou na paralisação do procedimento no espaço.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


Mas o que mais foi discutido no encontro está relacionado ao corte de pelo menos 20 árvores nativas no Bosque e a intenção do município de reabrir a rua Piauí pelo Zerinho. "Estou aqui como representante da OAB e como moradora da região. O projeto da prefeitura, além de ilegal, pode acabar com o sossego do londrinense que mora nas proximidades do bosque", destacou a advogada Regiane de Oliveira.


A promotora Solange Vicentin voltou a falar sobre o acordo que o Ministério Público quer fazer com o município. "Estamos cansados de discutir a ilegalidade da iniciativa. O município colocou em prática uma questão sem ter autorização ambiental. Tanto é que as obras foram embargadas pelo IAP. O que queremos agora é chegar em um meio-termo. Todos concordamos que o bosque precisa ser revitalizado, mas isso não quer dizer que o município vai poder fazer o que quiser com o espaço."

No início desta semana, em reunião na sede do Ministério Público, a promotora se reuniu com representantes do município e sugeriu que a revitalização seja feita no bosque, mas sem a reabertura da rua Piauí. Apesar da proposta, o prefeito Barbosa Neto insistiu que a via será reaberta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo