A Secretaria Municipal de Obras realizou nesta quinta-feira um trabalho para aumentar a oxigenação da água do Lago Igapó 2. Cerca de 60 mil litros de água foram despejados por caminhões-pipa no lago. Parte da margem do Igapó 2 também recebeu calcário para evitar o mau cheiro causado pelo morte de algas e caramujos. Essa aplicação deve continuar nesta sexta-feira. As comportas da barragem do Igapó 1 foram abertas em aproximadamente 80 centímetros para que o Igapó 2 seja esvaziado mais rápido.
A expectativa da Secretaria de Obras é de que o rebaixamento de 80 centímentros seja concluído em 24 horas. O diretor municipal de Obras, Antonio Ursi, informou que o principal objetivo do rebaixamento é a reconstrução do vertedouro sobre a ponte da Avenida Higienópolis.
De acordo com Ursi, o despejo de água no lago é uma medida preventiva para evitar a morte dos peixes. Ele disse ainda que a água também vai facilitar a passagem dos peixes do Igapó 2 para o Igapó 1.
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Uma retroescavadeira começou a desobstruir o canal de ligação entre os dois lagos, sob a ponte da Avenida Higienópolis. O vertedouro sobre a ponte já está sendo demolido.
* Leia mais em reportagem de Edna Mendes na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira