A Prefeitura de Londrina encaminhou à Câmara Municipal um projeto de Lei que altera a regulamentação na Zona Azul. Entre as principais mudanças, está a diminuição do tempo máximo de permanência na região central e a cobrança para motocicletas.
De acordo com o projeto, os veículos poderão ficar no máximo duas horas estacionados no mesmo local no chamado "quadrilátero central" da cidade. Atualmente, a tolerância máxima na região é de três horas. O pagamento do cartão deverá ser feito sempre antecipadamente.
Com relação à cobrança das motocicletas, o projeto diz apenas que os veículos terão estacionamento com lugares próprios demarcados, mas não estipula um valor de cobrança.
Leia mais:
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta-feira
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Na Justificativa, o Executivo Municipal afirma que o projeto tem o objetivo de "sanar inconstitucionalidade detectada" na regulamentação da Zona Azul, além de " disciplinar o uso racional e incentivar a rotatividade dos veículos estacionados, especialmente nas áreas comerciais da cidade".
O projeto recebeu parecer favorável de três comissões da Câmara.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte argumenta que o aumento do número de veículos na cidade resultou em dificuldade para encontrar espaços para estacionar. "Quanto maior rotatividade, menor o número de carros que ficam circulando nas vias públicas à procura de vaga", justifica o texto assinado pelo relator da Comissão, Jairo Tamura (PSB).