A Secretaria de Gestão Pública de Londrina publicou, no Jornal Oficial do Município desta quinta-feira (4), um comunicado sobre a suspensão de um pregão presencial aberto pelo município no mês passado para a aquisição de maquinários diversos, entre eles caminhões, rolos compactadores e retro-escavadeiras. A prefeitura pretende investir R$ 10,5 milhões nos equipamentos rodoviários. O dinheiro é oriundo do programa Paraná Cidades, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.
O secretário municipal de Obras, Walmir Matos, informou que a licitação foi suspensa para readequações. "Empresas apresentaram recurso questionando supostas restrições encontradas no processo", observou.
De acordo com ele, os parâmetros determinados pelo município deixavam de fora da concorrência certos tipos de maquinários. "No caso da retroescavadeira, por exemplo, temos, no mercado, equipamentos com potência variando entre 130 e 200 cavalos. Fizemos uma linha de corte de 135 cavalos e uma empresa, com maquinário que tem potência maior do que a estipulada, apresentou a contestação", explicou.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Matos garantiu que o novo pregão terá uma abrangência maior e, consequentemente, vai oportunizar que mais empresas apresentem propostas. "Aumentando a concorrência, nós conseguimos diminuir os preços", argumentou.
O pregão presencial foi suspenso por "tempo indeterminado", de acordo com o secretário de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias. "Preferimos suspender o processo para não corrermos o risco de anulá-lo depois", justificou.
Segundo o secretário de Obras, o processo deve ser republicado em uma semana. Ele ressaltou a importância da aquisição dos maquinários para a renovação do parque de máquinas da prefeitura. "Atualmente, ficamos sem prestar serviços por causa da falta de equipamentos", lembrou.
Confira, abaixo, a lista dos equipamentos que a Prefeitura de Londrina quer comprar: