Nesta quarta-feira (22), o Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina realiza o seu tradicional evento de lançamento do Natal 2023, ao apresentar a nova linha de produtos especialmente criados para o fim do ano pelos empreendimentos econômicos que integram a iniciativa.
O encontro irá ocorrer a partir das 10h no Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura, localizado na rua Rio de Janeiro, 1.270, no Centro.
No momento do lançamento, os grupos empreendedores farão sessões de degustação e comercializarão uma série de produtos natalinos como panetones, chocotones, biscoitos e doces decorados, chocolates, além dos artigos de artesanato e costura, dentre os quais decorações de natal, acessórios, artesanato e moda para casa, vestuário adulto e infantil, lembranças de Londrina e acessórios como semijoias e bolsas.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Também haverá o atendimento dos serviços de beleza feminina, incluindo manicure, pedicure, cabelo e cílios.
Todo o público londrinense está convidado a comparecer no evento que representa um dos ápices do ano para o Programa de Economia Solidária, quando as trabalhadoras e trabalhadores têm a oportunidade de expor e vender suas próprias produções.
A comercialização dos itens de Natal segue os princípios solidários que marcam o desenvolvimento dessa política pública, que são preço justo, valorização do saber do trabalhador ou trabalhadora, a geração de trabalho e renda, e o respeito com a diversidade.
Além do Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura e da Casa da Economia Solidária Café e Arte, a economia solidária de Londrina ofertará também o Espaço Araucária – Inclusão e Arte, aos sábados, das 10h às 13h, para retirada dos pedidos da Sacolas Camponesas.
Dessa forma, o consumidor solidário terá mais uma opção de fazer sua compra ou encomenda dos produtos da agricultura familiar. Na página do Instagram da Economia Solidária é possível acompanhar o que vem sendo produzido e os locais de comercialização.
Já na área da alimentação a Cantina Pé Vermelho funciona diariamente na sede da Prefeitura de Londrina, das 10h às 18h. Localizada no espaço ao ar livre do piso térreo do prédio, a cantina está servindo salgados, doces, almoços, bebidas, produtos com restrição ao glúten.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, essa é uma época do ano muito favorável aos empreendimentos solidários e também propícia para que o público conheça melhor o que é desenvolvido dentro deste programa municipal.
“O lançamento do Natal da Economia Solidária já é tradicional na cidade e ajuda a divulgar tudo o que é produzido pelas equipes atendidas pela SMAS juntamente com a Cáritas. São produtos diversificados e de grande qualidade, feitos artesanalmente e com grande carinho nos empreendimentos que fazem parte do nosso projeto de inclusão produtiva, gerando oportunidades e renda, promovendo cidadania e inclusão social. Todos estão convidados para o evento de lançamento, venham consumir de forma consciente e ter acesso a opções muito legais de presentes nesse período”, disse.
O PROGRAMA
O Programa Municipal de Economia Solidária é gerido pela SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), por meio do seu Projeto de Inclusão Produtiva, em parceria com a Cáritas de Londrina.