Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Produtos do Município

Queijos que estão à venda na ExpoLondrina são premiados em concurso mundial

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 abr 2024 às 12:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dois dos queijos comercializados na ExpoLondrina 2024 foram premiados no 3º Mundial do Queijo do Brasil, que acontece desde quinta-feira (11) e se encerra neste domingo (14), no Teatro B32, em São Paulo. 


Conquistaram o SuperOuro o Queijo do Vovô, do Rancho Seleção, e o Requeijão de Corte, da Estância Baobá. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Produzido no Heimtal, zona norte de Londrina, o Queijo do Vovô é fresco e prensado com temperos desidratados. O Rancho Seleção ainda conquistou a prata com o Queijo da Vovó, que é fresco e prensado; o ouro com o Queijo Pé Vermelho, que é o de casca florida de 45 dias, e com o Queijo Paraná, maturado com, no mínimo, 15 dias. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Até 31 de maio

Concurso público para procurador de Londrina tem prazo de inscrição prorrogado

Imagem de destaque
Uma grande perda

Cléber Toffoli, professor e ex-presidente do Londrina EC, morre aos 76 anos

Imagem de destaque
Neste domingo (19)

Grupo Ás de Paus apresenta em Londrina espetáculo vencedor do Troféu Gralha Azul 2023

Imagem de destaque
No Bar Valentino

Londrix e Okupa promovem Feira de Livros neste domingo


Publicidade

O Rancho Seleção também obteve o ouro com o doce de leite tradicional, feito com leite tipo A e com o doce de leite com uvas passas ao rum, também feito com leite tipo A. 


De acordo com Nydia Martins Teixeira, do Rancho Seleção, a empresa fabrica oito tipos de queijos. 

Publicidade


“São três tipos de queijos frescos, sendo um frescal prensado com fermento para queijo e o outro prensado com fermento para queijos e temperados. Produzimos cinco tipos de queijos maturados: um com 15 dias de maturação mínima, um de 60 dias de maturação mínima, um com 45 dias de maturação mínima e dois tipos de parmesão que possui 12 meses de maturação mínima.” 


Imagem
Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT
Entre os deputados federais que representam Londrina, não houve consenso na votação da matéria - foram três votos “sim” e dois contrários ao projeto elaborado pelo governo Lula


Na ExpoLondrina, estão sendo vendidos os queijos do tipo parmesão com 18 meses de maturação e o outro 36 meses. O leite utilizado na fabricação é o tipo A de vaca integral. “O nosso leite é puro e passa por processo de pasteurização e homogeneização.”

Publicidade


Nydia explica que todos os queijos são maturados em barracão climatizado e o silo que as vacas consomem, que é de milho, é produzido no próprio sítio. O processo de cura ocorre em ambiente com temperatura e umidade controladas. A temperatura média da câmara fica em torno de 12 graus Celsius. 


“A medalha SuperOuro é o prêmio máximo nesse concurso internacional de queijo. Em 2019, no Mundial de Queijos, também conquistamos a medalha superior com o queijo precioso, que é um parmesão que foi desenvolvido lá no Rancho Seleção com o auxílio das professoras da faculdade UTFPR (Universidade Tecnológica Federal de Londrina) e UEL (Universidade Estadual de Londrina).”

Publicidade


O queijo da Estância Baobá, que foi campeão na SuperOuro, foi o Requeijão de Corte, da Estância Baobá. Além do SuperOuro com o requeijão de corte, a Estância Baobá conquistou o bronze com o queijo Baommental.


Imagem
Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa
Em meio aos debates sobre a regulamentação do trabalho de transporte por aplicativo no país, estudos encomendados pela 99Moto apontam o impacto da atividade na renda dos motociclistas, na ocupação e no PIB (Produto Interno Bruto) do país.


“Esse nome foi escolhido para as pessoas poderem ter uma ideia de como pode ser o queijo, porque o brasileiro ainda está muito novo nesse mercado e a gente colocou esse nome lembrando do queijo emmental, senão a pessoa não vai saber realmente que tipo de que queijo ele é.” 

Publicidade


A produtora Lívia Trevisan relata que mais de 2,5 mil queijos participaram da disputa e ela conseguiu obter o título mais alto. 


“Para a gente foi uma verdadeira superação conquistar esse título, porque no ano passado a gente passou por circunstâncias extremas. A gente teve o roubo das nossas vacas por duas vezes. Roubaram metade do nosso rebanho e ficamos sem leite. No fim do ano, as geladeiras e máquinas queimaram. Quando anunciaram os resultados foi incrível. Realmente foi um dia de muito choro, porque o ano passado foi muito duro com a gente. E, mesmo assim, conseguir esse resultado foi uma glória muito muito bem-vinda.”  


Os queijos podem ser adquiridos por diversos preços, e cabem em todos os bolsos, já que eles também são comercializados inteiros ou em frações menores. O Rancho Seleção está na Via Rural Smart Farm e a Baobá está, além da Fazendinha, na Expo Varejo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade