Saúde, lutas pelos direitos, segurança alimentar, língua garani serão alguns dos temas a serem discutidos nesta quarta e quinta-feira durante o I Encontro Regional de Estudos Indígenas. O evento será realizado no Anfiteatro Maior do Centro de Ciências Humanas da UEL.
Programação
Uma pré- abertura será realizada às 12 horas, no pátio do Restaurante Universitário, com cânticos e dança apresentados por crianças da Reserva Laranjinhas. Na abertura às 19 horas, no Anfiteatro Maior do CCH, outro grupo apresentará dança kaigang. O primeiro tema discutido entre as lideranças indígenas será "As sociedades Indígenas e o Processo Histórico de Luta pelos seus Direitos".
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Na quinta-feira, dia 18, às 8h30, haverá mesa-redonda sobre "Saúde e Segurança Alimentar nas Comunidades Indígenas" Participam Ângelo Franco, médico da Funasa; Marilda Kohatsu, médica do Programa de Atendimento aos Kaigangs; Marlene de Oliveira, antropóloga da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura; Carla Maria Canalle Pagnossim, psicóloga do Sebec/UEL e o professor Luiz Antonio Norder, do CCH.
Às 14 horas, o tema será: "Educação e Política Linguística do Guarani e do Kaigang", com os professores Ludoviko Carnasciali dos Santos (UEL), Isabel Cristina Rodrigues e Maria Aparecido Honório (UEM), Edmundo Peggion (UNESP) e a coordenação de Célia Maria Simões, da Funai.
"Terras Indígenas: Luta pela Demarcação e Preservação" será o tema em discussão, às 19 horas, encerrando a programação. Participam da mesa-redonda José Gonçalves dos Santos, administrador da Funai/Londrina; professora Kimyie Tommasino e Luciana Ramos, antropóloga do Ministério Público, com a coordenação da professora Márcia Regina Coelho Ribeiro, do CCH.
Fonte: Notícia Digital/UEL