Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
UEL

Questões indígenas são tema de encontro

Redação - Bonde
17 ago 2005 às 09:53

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Saúde, lutas pelos direitos, segurança alimentar, língua garani serão alguns dos temas a serem discutidos nesta quarta e quinta-feira durante o I Encontro Regional de Estudos Indígenas. O evento será realizado no Anfiteatro Maior do Centro de Ciências Humanas da UEL.

Programação

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma pré- abertura será realizada às 12 horas, no pátio do Restaurante Universitário, com cânticos e dança apresentados por crianças da Reserva Laranjinhas. Na abertura às 19 horas, no Anfiteatro Maior do CCH, outro grupo apresentará dança kaigang. O primeiro tema discutido entre as lideranças indígenas será "As sociedades Indígenas e o Processo Histórico de Luta pelos seus Direitos".

Leia mais:

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina

Imagem de destaque
1º Hackathon Smart Cities

20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Operação Black Friday

Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina


Na quinta-feira, dia 18, às 8h30, haverá mesa-redonda sobre "Saúde e Segurança Alimentar nas Comunidades Indígenas" Participam Ângelo Franco, médico da Funasa; Marilda Kohatsu, médica do Programa de Atendimento aos Kaigangs; Marlene de Oliveira, antropóloga da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura; Carla Maria Canalle Pagnossim, psicóloga do Sebec/UEL e o professor Luiz Antonio Norder, do CCH.

Publicidade


Às 14 horas, o tema será: "Educação e Política Linguística do Guarani e do Kaigang", com os professores Ludoviko Carnasciali dos Santos (UEL), Isabel Cristina Rodrigues e Maria Aparecido Honório (UEM), Edmundo Peggion (UNESP) e a coordenação de Célia Maria Simões, da Funai.


"Terras Indígenas: Luta pela Demarcação e Preservação" será o tema em discussão, às 19 horas, encerrando a programação. Participam da mesa-redonda José Gonçalves dos Santos, administrador da Funai/Londrina; professora Kimyie Tommasino e Luciana Ramos, antropóloga do Ministério Público, com a coordenação da professora Márcia Regina Coelho Ribeiro, do CCH.

Fonte: Notícia Digital/UEL


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo