A zona norte de Londrina terá um ponto de entrega de pneus nesta terça-feira (18). A ação, aberta a todo o público e sem limite de unidades por pessoa, será realizada na praça do conjunto Aquiles Stenghel, fica na avenida Saul Elkind, entre as ruas Jaime Moura de Lima e Elias Daniel Hati, e ocorre das 8h30 às 17h. Esta é a oportunidade de borracheiros, moradores e comerciantes para fazer o descarte ambientalmente adequado de pneus. Trata-se de uma pparceria entre a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e a Reciclanip – entidade responsável pela Logística Reversa para o setor no Brasil – para receber e dar a destinação final gratuita aos resíduos arrecadados.
O objetivo é evitar o despejo irregular de pneus em áreas públicas e particulares, impedindo que acumulem água e se tornem criadouros do mosquito da dengue. Outro propósito é estimular o envolvimento dos cidadãos na limpeza da cidade e no combate à doença. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 97% dos focos do Aedes aegypti estão nos quintais das casas, terrenos baldios ou pontos de descarte.
A iniciativa, um desdobramento do programa "Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, ocorre em consequência do crescente volume de pneus encontrados com água parada nos fundos de vale, lixões clandestinos e residências em Londrina. Caso haja adesão da comunidade, a ideia é ampliar a coleta para outras regiões.
Leia mais:

Terminal Central de Londrina retoma operações normais após término de obra

Gedal promove observação gratuita da Lua e de Júpiter neste sábado em Londrina

Começo da quaresma movimenta mercado de pescados em Londrina

CMTU promove curso de pilotagem defensiva para mulheres em Londrina
Balanço de ações
Além da ação desta terça-feira, desde o último sábado (14) caminhões da Prefeitura têm percorrido o Aquiles Stenghel para recolher materiais velhos depositados nas calçadas pelos moradores. O "Bota Fora” na região, que segue nos próximos dias, atendeu também os bairros Primavera e Vila Romana. Na soma geral, o balanço da operação indica a retirada de 30 caminhões de resíduos das moradias e locais públicos até agora.