A zona norte de Londrina terá um ponto de entrega de pneus nesta terça-feira (18). A ação, aberta a todo o público e sem limite de unidades por pessoa, será realizada na praça do conjunto Aquiles Stenghel, fica na avenida Saul Elkind, entre as ruas Jaime Moura de Lima e Elias Daniel Hati, e ocorre das 8h30 às 17h. Esta é a oportunidade de borracheiros, moradores e comerciantes para fazer o descarte ambientalmente adequado de pneus. Trata-se de uma pparceria entre a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e a Reciclanip – entidade responsável pela Logística Reversa para o setor no Brasil – para receber e dar a destinação final gratuita aos resíduos arrecadados.
O objetivo é evitar o despejo irregular de pneus em áreas públicas e particulares, impedindo que acumulem água e se tornem criadouros do mosquito da dengue. Outro propósito é estimular o envolvimento dos cidadãos na limpeza da cidade e no combate à doença. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 97% dos focos do Aedes aegypti estão nos quintais das casas, terrenos baldios ou pontos de descarte.
A iniciativa, um desdobramento do programa "Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, ocorre em consequência do crescente volume de pneus encontrados com água parada nos fundos de vale, lixões clandestinos e residências em Londrina. Caso haja adesão da comunidade, a ideia é ampliar a coleta para outras regiões.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Balanço de ações
Além da ação desta terça-feira, desde o último sábado (14) caminhões da Prefeitura têm percorrido o Aquiles Stenghel para recolher materiais velhos depositados nas calçadas pelos moradores. O "Bota Fora” na região, que segue nos próximos dias, atendeu também os bairros Primavera e Vila Romana. Na soma geral, o balanço da operação indica a retirada de 30 caminhões de resíduos das moradias e locais públicos até agora.