A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, está contratando mais seis médicos plantonistas para a rede municipal. As inscrições para o concurso começaram no último dia 16 e vão até o dia 31 de julho. Os médicos plantonistas – da clínica geral – vão atuar em unidades básicas de saúde 12 horas.
De acordo com a diretora de Gestão do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Rozabel de Souza Hildebrando, os profissionais vão atuar dando apoio aos serviços municipais de pronto atendimento, ou seja, de urgência para pacientes com problema de saúde agudo, sem agendamento prévio de consulta.
"A contratação dos médicos vai ajudar no processo de reestruturação do sistema de saúde em Londrina. É justamente para ampliar o atendimento nas unidades básicas de saúde", explicou Cláudia Hildebrando. Ela disse que a prova está marcada para o dia 12 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 41,00. Os interessados podem se inscrever pelo site da prefeitura (www.londrina.pr.gov.br), onde está também o edital e todas as informações sobre o concurso.
Leia mais:
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Conforme a secretária de Saúde, Marlene Zucoli, a Prefeitura de Londrina está ampliando a oferta de consultas de urgência na rede municipal. Desde o início do mês, a unidade básica do Armindo Guazzi, na região leste, conta com um plantonista com carga horária de seis horas, das 13h às 19h.
Marlene Zucoli disse que as unidades com plantonistas atuam como pólo, atendendo pacientes de outras unidades básicas. O atendimento pode ser referenciado – encaminhado por UBS – ou espontâneo – quando o paciente procura diretamente a UBS com plantonista.
A secretária de Saúde destacou que a equipe técnica de reguladores, formada por 16 funcionários da rede municipal, sendo sete médicos, oito enfermeiros e um dentista da rede de saúde de Londrina, estuda as demandas das regiões e vai apontar os locais mais necessitados para receber o serviço do médico plantonista.
Segundo Marlene Zucoli, a ampliação do serviço de urgência na rede municipal faz parte da reorganização do setor definida pela regulação da assistência em saúde. Entre as vantagens do sistema, ela enumerou o aumento da resolutividade dos problemas de saúde na rede municipal, o menor encaminhamento a outros serviços e a adequação do atendimento ao paciente conforme o nível de complexidade do serviço.
"A reestruturação da rede municipal vai dar mais agilidade ao serviço, potencializando os recursos financeiros e humanos de toda a rede. O aumento da qualidade do serviço – com o envolvimento dos profissionais da Saúde – vai resultar também num aumento da satisfação do usuário", disse a secretária de Saúde.
Com informações da Prefeitura