As equipes do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Londrina terminaram nesta quinta-feira a vistoria nos locais cujo acesso só foi possível por meio de mandados expedidos pela Justiça.
Esses mandados garantiram a entrada dos agentes de controle da dengue para a retirada de prováveis focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
O trabalho das equipes, iniciado na última quarta-feira, foi realizado nos conjuntos habitacionais Ernani Moura Lima (região leste), Jatobá e Saltinho (ambos na região sul) e contou com a participação da Polícia Militar, além de funcionários da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Segundo o gerente da Vigilância Sanitária, Marcelo Viana de Castro, no total foram retirados cinco caminhões de lixo e identificados vários focos do mosquito. "São locais que estavam colocando em risco a saúde dos moradores e de toda comunidade", ressaltou.
Dos quintais foram retiradas latas, sacos plásticos, papel, baldes, bacias, garrafas, pneus, entre outros materiais que eram depositados pelos moradores nos quintais sem nenhum tipo abrigo.
O mandado judicial que garante a ação dos agentes de saúde em locais de risco foi expedido na última terça-feira a pedido do Promotor da Saúde Pública Paulo Tavares. Segundo o promotor, outros locais que não permitirem a entrada dos agentes também estarão sujeitos ao mesmo procedimento. "É uma questão de saúde pública e não vamos medir esforços para que isto seja garantido", disse.