Quatro secretários municipais representaram o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (21) com integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv-LD). O chefe do Executivo não pôde comparecer ao encontro por estar ocupado apresentando a planilha de custos do transporte coletivo à imprensa. É a segunda vez que a nova administração se reúne com os sindicalistas.
A pauta de reivindicações, composta por 16 itens, tem como ponto principal a reposição salarial da categoria. Os funcionários querem o reajuste referente ao período inflacionário do ano passado (6,37%) e mais 20% das perdas salariais registradas durante os oito anos da administração petista de Nedson Micheleti. "Eram 37%, mas a administração do prefeito Barbosa Neto fez a reposição de 17% do total", explicou o presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja.
Na reunião desta segunda-feira, os secretários municipais comunicaram aos sindicalistas que só vão discutir a situação depois da prestação de contas do município referente ao último quadrimestre de 2012. "Eles querem ver com as contas do município estão antes de negociar com a categoria. O momento financeiro do município é complicado", disse o sindicalista.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Uma nova reunião já foi marcada para o dia sete de fevereiro.
Além do reajuste salarial, os servidores querem creches para os filhos, insalubridade, entre outros benefícios. "Acreditamos que os 20% de perdas salariais podem ser concedidos de uma vez já neste ano. Apenas os servidores com Ensino Médio têm direito a reposição. Isso facilita a questão para os cofres da prefeitura", argumentou Urbaneja.
Participaram da reunião nesta segunda-feira os secretários de Fazenda, Paulo Bento, de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, de Planejamento, Daniel Pelisson, e o interino de Governo, Paulo Arcoverde.