Depois de baixas temperaturas registradas na quinta-feira (15), o fim de semana londrinense deve ser quente e ensolarado, segundo Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). Nesta sexta-feira (16), a mínima foi de 11.9°C e a máxima deve chegar até 27°C. Não há previsão de chuva.
"A massa de ar frio já se afastou da região e agora voltamos a ter temperaturas mais elevadas no Norte do Paraná", afirma a agrometeorologista.
No sábado (17), os termômetros devem variar entre 16°C e 28°C. No domingo (18), a mínima deve ser de 14°C e a máxima pode chegar até 30°C.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
A última chuva significativa registrada em Londrina foi há mais de 40 dias. Em 4 e 5 de julho, caiu 61 mm (milímetros) de chuva. A média histórica para o mês de agosto é de 55 mm.
"O inverno na região costuma ter uma alta amplitude térmica e agosto tende a ser mais quente e seco", diz Heverly. "Entretanto, essa falta de chuva é prejudicial a saúde humana e a agricultura", acrescenta.
Na tarde de quinta (15), o índice de umidade relativa caiu para 47% no período da tarde. A tendência é que o tempo fique mais seco durante o fim de semana. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice fique acima de 60%.
(*Sob supervisão de Rafael Machado.)