A associação Flavia Cristina, que atende 180 alunos com deficiência intelectual e múltiplas deficiências de 0 a 44 anos em Londrina, está precisando de doações de alimentos. A entidade conta com parceria com a Prefeitura de Londrina para servir a merenda, mas estão sendo entregues parcialmente, que não suprem as necessidades da instituição.
Segundo a diretora pedagógica Marly Mendes Coutinho, o estoque está zerado, pois a instituição prepara dez quilos de arroz e macarrão por dia. "O problema no município não se normalizou. Eles argumentam que os alimentos vão chegar, mas não chega", afirma.
A entidade filantrópica também recebe ajuda do governo do Estado. "O dinheiro, que era para comprar carnes e legumes, está sendo usado para abastecer a despensa, que se encontra vazia", explica a diretora.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Na associação, os alunos recebem duas refeições ao dia. No início do turno, comem bolachas com leite e, no recreio, é servido o almoço. "Por falta de condições financeiras em casa, muitos estudantes precisam realizar sua alimentação principal na instituição", comenta Marly.
A reportagem entrou em contato com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina para saber se o problema de desabastecimento ocorre também em outras entidades, qual o motivo e se há previsão de normalização.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Londrina, o município não deixou de passar recursos. "Estão rigorosamente em dia. A Flávia Cristina (associação) é bancada em 1/3 pelo município (em ordem), 1/3 pelo Estado e 1/3 por instituição filantrópica.
Ajuda da população
Marly Coutinho afirma que a associação também aceita doações. Toda ajuda será bem recebida, como: arroz, feijão, fubá, macarrão, carne, leite, chá, fraldas, produtos de limpeza, para que atenda às necessidades dos alunos.
As contribuições podem ser entregues na entidade, localizada na Avenida Saul Elkind, 5.000, no bairro Parigot de Souza. O horário de funcionamento é das 7h às 17h30. Mais informações pelo telefone (43) 3327-4828 (Cristina).
(Atualizada às 17h58)
(*Sob orientação de Luís Fernando Wiltemburg)