Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Decisão do TJ

Servidores municipais terão que contribuir com o Sindserv

Edson Ferreira - Equipe Folha
06 jan 2014 às 09:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir deste ano todos os servidores municipais de Londrina vão ser obrigados a repassar o valor referente a um dia de trabalho ao sindicato da categoria, conforme decreto publicado na última edição do Jornal Oficial do Município de 2013. O repasse do recurso diretamente ao Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) caberá à prefeitura e deve representar um incremento de cerca de R$ 400 mil no orçamento da entidade. A medida foi definida depois do trânsito em julgado de decisão do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, que negou o recurso do município, em ação judicial que discutia a obrigação de retenção do valor por parte do Executivo.

De acordo com o presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, o sindicato local, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesmepar) e a Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) buscaram a Justiça depois que não houve acordo com a prefeitura. Até o ano passado a manutenção do sindicato era feita apenas com a mensalidade dos trabalhadores filiados. "Há uns três ou quatro anos pedimos ao município para que regularizasse a situação, mas nada foi feito, então entramos com a ação de cobrança. No nosso sistema representativo, conforme a legislação, o financiamento da luta sindical é feito com um dia de serviço do trabalhador", justificou Urbaneja, lembrando que "as conquistas salariais para a categoria, como o zeramento das perdas de 37% que vinha há muito tempo, beneficiam a todos, filiados ou não". O Executivo tem 9,3 mil servidores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Urbaneja defendeu a atuação do Sindserv em favor dos funcionários municipais. "Com mais recursos vamos trabalhar mais na qualificação, pensar em construir a nova sede social do sindicato, convênio médico, atendimento jurídico. Tudo isso com o objetivo principal que é a organização dos trabalhadores para a manutenção dos seus direitos." Ele informou que 60% do valor arrecadado fica no sindicato e o restante é dividido entre a federação, a confederação e o Ministério do Trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gravações em Londrina

Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco

Imagem de destaque
De passagem pela cidade

Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina

Imagem de destaque
Show voz e violão

“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina

Imagem de destaque
28 metros de altura

Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina


O procurador-geral do município, Zulmar Fachin, disse que a prefeitura decidiu não apresentar recurso judicial às instâncias superiores, "pois a jurisprudência no STJ vai no mesmo sentido das decisões já tomadas". "Outros municípios também seguiram pelo mesmo caminho sobre esse tema." Segundo Fachin, o município é apenas repassador da contribuição, "não há custo ao erário".

Segundo o decreto municipal que definiu a contribuição, não será realizada a retenção sindical no caso dos servidores que atuam como advogados, em face da isenção prevista em lei federal. Para os demais, o desconto equivalente a um dia de salário será feito no mês de março de cada ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo