Um tamanduá bandeira que foi cuidado no HV (Hospital Veterinário) da UniFil foi solto em uma área de reserva nesta quarta-feira (7). O animal foi resgatado no município de Venceslau Braz no Interior do Paraná, a espécie atualmente está em extinção e é rara no território do estado.
O animal foi levado ao HV na primeira semana de janeiro em estado grave com fratura no rabo e exposição óssea, perfurações no tórax e outros ferimentos pelo corpo.
"Provavelmente foi atacado por cães, estava desidratado e desnutrido, bem caquético. Precisou de cirurgia e cuidados intensivos. Exigiu muito empenho da equipe para salvá-lo" - diz a médica veterinária Daniele Martina, coordenadora do HV.
Leia mais:
‘LED solar’ é instalado em rodovia próxima ao Patrimônio Selva em Londrina
Na saúde e na doença: casal enfrenta batalha contra as sequelas do câncer e da meningite
Animação “Proibido a Cães e Italianos” estreia no Ouro Verde
Curitiba, Cascavel e Londrina puxam a frente de empregos da semana: são 23,1 mil vagas
Martina comenta que em 10 anos apenas quatro animais foram cuidados pelo HV e que além do tratamento para curar a fratura e demais ferimentos, a equipe teve que adaptar a alimentação. "Normalmente o tamanduá come formigos e cupins, mas não tínhamos como capturar o suficiente para alimentá-lo durante o tratamento. Superamos a dificuldade com outras comidas".
Solto em uma área sigilosa para evitar riscos o tamanduá segue agora livre pela natureza e podendo desfrutar de sua vida como antes, sem nenhum ferimento ou dano.