Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cultura e arte

Teatro Municipal de Londrina pode receber o nome de Nitis Jacon

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
12 mar 2024 às 09:15
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto de lei assinado pela vereadora Lenir de Assis (PT) propõe que o futuro Teatro Municipal de Londrina leve o nome de Nitis Jacon. O texto será protocolado em breve na CML (Câmara Municipal de Londrina). 


O PL cita que o teatro terá grande importância para a cultura londrinense e destaca que Jacon foi uma cidadã “de elevado renome para a cultura e a arte” de Londrina e do Paraná. A “mulher de todas as artes”, criadora do Filo (Festival Internacional de Londrina), faleceu no dia 19 de dezembro de 2023. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A trajetória de Nitis Jacon foi extensa e intensa, conseguindo o que até então nenhum representante da cultura havia conseguido entre os anos 1960 e 2000, quando ainda atuava no Filo. Ela conectou a cultura de Londrina não apenas ao Brasil, mas com o mundo, trazendo à cidade nomes e companhias expressivas de teatro, transformando a cidade num polo de formação e irradiação da arte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Obras concluídas

Praça da Vila Ricardo, na Zona Leste de Londrina, é revitalizada

Imagem de destaque
Temperatura segue baixa

Previsão do tempo: terça-feira será de frio e chuvas fracas em Londrina

Imagem de destaque
Para pacientes com TEA

Influenciadora de Londrina cobra ampliação de Lei de cão de assistência

Imagem de destaque
Campanhas em prol das vítimas

Escolas municipais de Londrina se mobilizam para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul


Nitis começou dirigindo o grupo de teatro Gruta, de Arapongas. Em Londrina, foi diretora do Núcleo 1 e Proteu, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Atuou ainda como chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa da Cultura da UEL, foi vice-reitora da universidade, além de ter sido diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.


À FOLHA, a autora do projeto ressalta o papel crucial da cultura para o desenvolvimento econômico e social, geração de conhecimento e emprego, exercício de pensamento e promoção da identidade de uma comunidade. “E vimos tudo isso se realizar em Londrina por meio da atuação de Nitis Jacon durante grande parte de sua vida, com a realização do Filo.”


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Teatro Municipal pode levar o nome de Nitis Jacon
A proposta é assinada pela vereadora Lenir de Assis (PT)
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade