A empresa responsável pela destinação do lixo domiciliar em Londrina, Kurica Ambiental, demitiu cinco funcionários nesta quinta-feira (5). A informação foi confirmada por Camillo Vianna, do departamento jurídico da empresa. Os funcionários seriam os responsáveis pela paralisação da coleta do lixo. Os serviços estão paralisados desde a noite de segunda-feira (2), em protesto à demissão de um motorista do período noturno.
"Conseguimos uma decisão liminar que determinou o reforço policial que tínhamos pedido na quarta-feira (4), para que os caminhões possam sair da garagem da empresa, além do aumento de R$ 50 mil para R$ 100 mil o valor da multa diária para os responsáveis pela paralisação dos serviços. Estamos nos mobilizando para resolver esta situação o quanto antes", afirma Camillo Vianna.
Ainda segundo Vianna, um oficial de justiça irá até a garagem da Kurica Ambiental para notificar os coletores das novas decisões. "Nós temos um compromisso com a cidade, a coleta de lixo é um serviço essencial para os cidadãos de Londrina." "De 140 funcionários, é apenas um pequeno grupo que está paralisando os serviços. Muitos querem voltar a trabalhar, mas estão sendo impedidos."
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e nos municípios da região
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o acúmulo de lixo já chega a 1,2 mil toneladas nas ruas de Londrina.
A CMTU pede para que as pessoas não coloquem o lixo nas ruas até que os serviços sejam normalizados.
O Bonde procurou a presidente do Siemaco, Izabel Aparecida de Souza, mas ela não atendeu a ligação.