A empresa responsável pela destinação do lixo domiciliar em Londrina, Kurica Ambiental, demitiu cinco funcionários nesta quinta-feira (5). A informação foi confirmada por Camillo Vianna, do departamento jurídico da empresa. Os funcionários seriam os responsáveis pela paralisação da coleta do lixo. Os serviços estão paralisados desde a noite de segunda-feira (2), em protesto à demissão de um motorista do período noturno.
"Conseguimos uma decisão liminar que determinou o reforço policial que tínhamos pedido na quarta-feira (4), para que os caminhões possam sair da garagem da empresa, além do aumento de R$ 50 mil para R$ 100 mil o valor da multa diária para os responsáveis pela paralisação dos serviços. Estamos nos mobilizando para resolver esta situação o quanto antes", afirma Camillo Vianna.
Ainda segundo Vianna, um oficial de justiça irá até a garagem da Kurica Ambiental para notificar os coletores das novas decisões. "Nós temos um compromisso com a cidade, a coleta de lixo é um serviço essencial para os cidadãos de Londrina." "De 140 funcionários, é apenas um pequeno grupo que está paralisando os serviços. Muitos querem voltar a trabalhar, mas estão sendo impedidos."
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o acúmulo de lixo já chega a 1,2 mil toneladas nas ruas de Londrina.
A CMTU pede para que as pessoas não coloquem o lixo nas ruas até que os serviços sejam normalizados.
O Bonde procurou a presidente do Siemaco, Izabel Aparecida de Souza, mas ela não atendeu a ligação.