O tempo deve se manter estável, com sol e poucas nuvens em Londrina nesta segunda-feira (1º). A temperatura mínima registrada foi de 15 ºC e máxima deve chegar até 28 ºC, segundo Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná).
Entretanto, no fim de semana, uma frente fria, seguida de uma massa polar, deve trazer chuva e derrubar as temperaturas da região de Londrina.
"Uma frente fria chega ao Norte do Paraná na quarta-feira e deve trazer a primeira chuva do mês de julho", diz a agrometeorologista.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Até a manhã de quarta-feira (3), porém, o tempo deve permanecer estável em Londrina.
"No final de semana, após a passagem dessa frente fria, a previsão é de que uma massa polar mude as condições climáticas na região", afirma.
No sábado (6) e no domingo (7), as temperaturas mínimas podem cair até 0 ºC. "Essas condições podem trazer uma geada considerada forte no Norte do Estado durante esses dias", acrescenta Heverly.
Porém, a agrometeorologista ressalta que somente na quarta-feira (3) será possível ter uma previsão mais precisa sobre as geadas, já que há a possibilidade de que essa massa polar perca força durante a semana.
O Iapar disponibiliza em seu site o Alerta Geada, um boletim diário que informa se há condições atmosféricas favoráveis ou não à formação de geadas no Paraná.
Junho quente
O mês de junho, que se encerrou no domingo (30), foi mais quente do que o observado em outros anos em Londrina.
"As temperaturas mínimas e máximas de junho deste ano foram 2 ºC maiores que a média histórica", afirma a agrometeorologista. "É uma situação que pode ser considerada atípica, mas está dentro da variabilidade climática de cada ano", explica.
Ao todo, em Londrina, choveu 93.4 mm (milímetros) em junho. A média histórica é de 94.5 mm. Apesar da quantidade estar próxima à média, as chuvas foram mal distribuídas, segundo Heverly.
"No início do mês choveu bastante, mas depois o tempo ficou seco por 23 dias, com baixa umidade relativa, o que prejudica a saúde e a agricultura", esclarece.
"Somente no fim do mês que uma frente fria veio, rompeu o bloqueio atmosférico e trouxe chuva para a região", complementa.
*Sob supervisão do editor on-line, Rafael Fantin