O atual secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, garantiu que os 20 terrenos localizados no jardim Vale Verde, na zona leste de Londrina, vão continuar embargados. Os lotes foram liberados, no mês passado, pelo então titular da pasta, José Novaes Faraco, pouco antes dele deixar o cargo.
Os terrenos ficam em uma área de preservação ambiental, em cima de quatro nascentes. Apesar disso, o ex-secretário fez a liberação de imóveis.
O atual responsável pela pasta se reuniu com a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Solange Vicentin, na quinta-feira (16), para discutir a questão. Ele garantiu que os lotes vão continuar sem uso pelo menos até os proprietários apresentarem estudos hidrogeológicos sobre a área. "Eles têm 60 dias para fazer a análise e apresentar à secretaria. Até lá, o embargo continua", informou Pereira.
Leia mais:
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Apesar da irregularidade, o ex-secretário José Faraco continuou defendendo a liberação da área. "Os moradores possuem direito adquirido. Temos que pensar socialmente e deixar de lado os aspectos legais e ambientais", argumentou.