Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Greve geral

Trabalhadores ficam sem ônibus na manhã desta sexta em Londrina

Rafael Machado - Redação Bonde
28 abr 2017 às 07:03
- Gina Mardones/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A manhã começou tranquila nas imediações da garagem da Transportes Coletivo Grande Londrina, na Vila Recreio, em decorrência da greve geral que pretende paralisar o País nesta sexta-feira (28) em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência, que tramitam no Congresso Nacional, e a Lei da Terceirização deve ter a adesão de diversas categorias profissionais.

A novidade foi a decisão proferida às 23 horas desta quinta-feira (27) pelo Tribunal Regional do Trabalho, que derrubou quatro liminares impetradas pelas empresas de transporte coletivo para que os ônibus circulassem com 70% da frota nos horários de pico e 50 no restante do dia. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de negar o pedido das empresas, o TRT decidiu que as varas comuns não poderão deliberar individualmente pelo assunto. Os desdobramentos jurídicos das ações ocorrerão somente em Curitiba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não perca a oportunidade!

Clube das Mães Unidas divulga 21 cursos gratuitos para o mês de maio

Imagem de destaque
277 vagas no total

Concurso da Prefeitura de Londrina atrai candidatos de todos os Estados

Imagem de destaque
"Acordos amigáveis"

Justiça do Trabalho abre inscrições para a Semana Nacional da Conciliação em Londrina

Imagem de destaque
Lançamento de dez faixas

Rapper londrinense Luli MC mescla o ancestral e o moderno em ‘’Pede Agô’’


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Londrina, João Batista da Silva, informou que as linhas só voltam a circular em Londrina a partir das 12 horas. Também não há ônibus em Cambé e Ibiporã. "É importante para que todos entendam que as reformas apresentadas pelo governo no Congresso Nacional mudam e muito a rotina dos trabalhadores. Estamos convocando para que todos participem", pontuou.

Publicidade



O Terminal Central de Londrina amanheceu vazio. Às 7 horas, tanto o piso inferior quanto a base de cima, na rua Benjamin Constant, apresentaram um cenário irreconhecível dos dias comuns.


A auxiliar de serviços gerais Lidines Silva aguardava pelo marido quando foi abordada pela reportagem. Ela trabalhou durante a noite toda e disse não ter sido surpreendida com a greve. "Aprovo a iniciativa. Os trabalhadores precisam se mobilizar mesmo. Claro que muda um pouco a nossa rotina, mas o protesto é válido", disse.

Publicidade


Nem todos tiveram a reação da dona Lidines. Uma mulher que preferiu não se identificar chegou a questionar os motoristas que estavam mobilizados no Terminal Central de os ônibus circulariam normalmente nesta sexta. Quando recebeu o não como resposta, ela desabou a chorar. "Meu marido está preso na Casa de Custódia (CCL) e eu precisava entregar um documento sem falta lá. Vou ter que me virar. Essa paralisação pegou muita gente de surpresa", ressaltou. 


No terminal do Vivi Xavier, zona norte de Londrina, apenas o som dos carros e motos que circulam pela avenida Saul Elkind. Assim como no restante da cidade, não há ônibus circulando.


A secretária Gisele Almeida disse à reportagem que a empresa teve que providenciar transporte para os funcionários. Ela trabalha em um escritório no jardim Bandeirantes, zona oeste, e fez um orçamento com alguns motociclistas, mas se espantou com os preços. "Estão cobrando até R$ 30 só na ida", comentou.


Um motorista do Uber que circulava pela Saul Elkind era só sorrisos. Em pouco mais de três horas, ele havia feito mais de nove corridas e faturado cerca de R$ 100. "Enquanto o pessoal faz greve, a gente ganha dinheiro", disse. Ele preferiu não se identificar.

Gina Mardones/Grupo Folha
Gina Mardones/Grupo Folha


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade