As empresas de transporte coletivo Londrisul e TCGL (Transporte Coletivo Grande Londrina), que atuam em todo o município, passaram a incluir, neste mês, as pessoas com autismo como também preferenciais em assentos dentro dos ônibus. A nova adesivagem foi baseada na Lei municipal 12.541/2017, que dispõe sobre o atendimento prioritário para pessoas com a condição em estabelecimentos comerciais e similares.
A ação, que foi amparada por meio dos contratos das empresas com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), já pode ser vista em alguns veículos das frotas e deve atingir a totalidade nos próximos dias.
A TCGL informou, por meio da assessoria de imprensa, que a empresa não foi orientada pelo órgão de urbanização para pedir documentos que comprovem a condição de autismo, mas espera que os passageiros tenham bom senso ao serem solicitados por autistas, ou por seus acompanhantes, para cederem lugares.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), o mundo tem cerca de 70 milhões de autistas, sendo dois milhões somente no Brasil.
A reportagem procurou a Londrisul, mas a empresa não respondeu até as 18h desta quarta-feira (19).
*Sob supervisão de Fernanda Circhia