A partir desta quarta-feira (25), às 9h, o trecho da avenida Rio Branco localizado entre a rua Araguaia e a Leste-Oeste, na região centro-oeste de Londrina, será interditado para o trânsito de veículos. O fechamento, que ocorrerá no sentido bairro-centro, é necessário para a sequência das obras de drenagem da trincheira em construção nas imediações.
Em função da medida, o acesso em direção à área central da cidade terá de ser feito – pelos próximos 60 dias, pelo menos – por vias próximas nos bairros Shangri-lá e Vila Nova, com duas opções de desvio.
A primeira alternativa é converter à direita, na rua Caetano Otranto, e seguir as placas de orientação até o retorno à avenida Leste-Oeste, nas adjacências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim do Sol.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Outra possibilidade é que o condutor converta à esquerda na rua Araguaia, onde os sinaleiros hoje desligados serão reativados para disciplinar o movimento, e volte à avenida pela rua Cabo Verde.
As vias que servirão como rotas secundárias estarão sinalizadas pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e, para melhorar a segurança de pedestres e motoristas, duas intervenções serão feitas.
Uma delas é a alteração do fluxo na rua Xapecó, que atualmente funciona em mão dupla e passará a operar em sentido único, da avenida Leste-Oeste para a rua Araguaia.
A segunda providência é a instalação de semáforo entre as ruas Xapecó e Araguaia, com o objetivo de evitar acidentes no cruzamento.
Investimento
A trincheira da Rio Branco com Leste-Oeste, um dos locais mais movimentados do trânsito na cidade, promete melhorar a vida do londrinense.
Além do túnel por onde passarão os veículos, o projeto inclui a implantação de ciclovia, nova sinalização viária e iluminação pública.
Com entrega prevista para o início de 2023, a obra tem investimentos na ordem de R$ 32,145 milhões, em valores atualizados.