A União Brasileira de Mulheres (UBM) em Londrina, lançou neste domingo (9), um movimento para implantação de políticas públicas para mulheres, com foco na redução da dupla jornada de trabalho.
Como primeira manifestação da campanha, A UBM propôs a redução da carga tributária de máquinas de lavar. "A mulher, principalmente as de baixo poder aquisitivo, trabalha fora e quando chega em casa, tem que cuidar da família e de todos os afazeres domésticos, incluindo aqui o serviço de lavar roupas, que pode ser realizado por uma máquina, explicou a coordenadora da UBM em Londrina, Heloísa Botelho.
A carga tributária deste eletrodoméstico é muito alta e com a redução de impostos, a máquina de lavar ficará mais barata, facilitando o acesso para a maioria das trabalhadoras, afirmou Botelho.
Leia mais:
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Tributação
A carga tributária que incide sobre a máquina de lavar é: IPI 20%; PIS/ CONFINS 9,25%; IR/ CSSL 34% do lucro e ICMS 17% a 18%.
Oficializado
No evento deste domingo, a UBM lançou o termo de compromisso "Pela Redução da Dupla Jornada de Trabalho". A proposta está sendo apresentada para os legisladores comprometidos com os movimentos sociais e de mulheres.